Projeção da Justiça Eleitoral aponta para 70% de mesários voluntários

Olá Jornal
setembro04/ 2020

Na última semana o Cartório Eleitoral da 93ª Zona, com sede em Venâncio Aires, iniciou a convocação de mesários para atuação no pleito de 15 de novembro. Só em Venâncio Aires serão mais de 650 pessoas que deverão atuar no dia de votação, em 163 seções eleitorais. Porém, uma das preocupações da Justiça Eleitoral está na garantia desta força de trabalho, em meio a uma pandemia. Para isso, campanhas e ações diferenciadas são preparadas para incentivar a participação dos mesários. A projeção atual do Cartório Eleitoral é de 70% dos mesários voluntários. O restante faz parte da convocação oficial.

O receio de não encontrar mesários suficientes para as eleições de 2020 se transformou em uma das principais preocupações da Justiça Eleitoral neste ano. De acordo com o artigo 120 do Código Eleitoral, os mesários terão prazo máximo de cinco dias, a contar do recebimento da convocação, para fazer um pedido de dispensa expondo as razões de seu impedimento de trabalhar nas eleições. O pedido deve ser encaminhado à seção eleitoral em que o mesário está inscrito. Ao juiz cabe concordar ou negar o pedido. Parte do desafio representado pelos mesários terá de ser superado nesta fase. Restarão os casos de mesários que estiverem doentes ou em isolamento no dia da eleição.

Outro ponto em análise será o aumento dos atestados médicos, como justificativa, para evitar a convocação de mesário. Conforme o chefe do cartório da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mosman, a justificativa será analisada pela Justiça Eleitoral. “Os pedidos de dispensa serão encaminhados para análise do Juiz Eleitoral. É necessário comprovar com documentos a situação alegada pelo mesário que irá pedir dispensa, sob pena de indeferimento do pedido.”

Para garantir maior segurança durante a pandemia, neste ano a Justiça Eleitoral eliminou a biometria na votação. Além disso, os mesários terão treinamentos virtuais, equipamentos de segurança individual e álcool gel para higienização das mãos. O domingo de votação será mais longo, com horário estendido entre 7h até as 17h

Olá Jornal