Programação marca o Dia Mundial do Turismo em Venâncio

Olá Jornal
setembro25/ 2018

O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce economicamente, movimentando cada vez mais recursos financeiros. Na próxima quinta-feira, 27, comemora-se o Dia Mundial do Turismo, oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980. Para marcar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), organiza uma visitação guiada aos espaços do Edifício Stork onde estão localizados o Museu de Venâncio Aires e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Após a visitação aos espaços culturais que impulsionam o turismo no Município, os participantes poderão participar de um Happy Hour com a participação do músico e instrumentista Célio Elgert. A visitação gratuita é aberta a comunidade, e durante a visita, os visitantes conhecerão a sala da Reserva Técnica, local onde estão acondicionadas as principais peças que compõem o acervo do Museu.

Durante a atividade, o Prefeito Giovane Wickert assinará o Termo de Compromisso, que oferecerá na Capital do Chimarrão, a realização de cursos  de Atendimento ao Turista e de  Gestor de Turismo, estruturados na plataforma Ensino à Distância (EAD). Os cursos são gratuitos e com certificação do Ministério do Turismo.

Patrimônio Histórico Municipal

O Edifício Storck, que abriga o Museu de Venâncio Aires, construído em 1929, pertencia inicialmente à família do farmacêutico Goswino Storck. O prédio foi a primeira construção com mais de um pavimento no Município e é um exemplar imponente da arquitetura erudita de imigração alemã no Rio Grande do Sul. O responsável pela construção foi Simon Gramlich, arquiteto alemão que projetou ainda a Igreja da Matriz de São Sebastião do Mártir.

Goswino Storck desejava inicialmente que o prédio sediasse uma clínica médica e um laboratório, porém as dependências foram ocupadas pela família Storck, passando por uma desocupação a partir de 1996 e, em 1998, foram concluídos os pagamentos da compra do imóvel pelo Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva). Em 26 de outubro de 2001, o Edifício Storck foi declarado “Patrimônio Histórico Municipal de Venâncio Aires” pelo Decreto nº 3049, tornando-se o primeiro patrimônio do Município.

Olá Jornal