Programa seleciona cinco agricultores para viagem a São Paulo

Janine Niedermeyer
maio24/ 2016

O programa Juntos para Competir anunciou a seleção de cinco agricultores venâncio-airenses para uma viagem grátis, no próximo mês, até Holambra, em São Paulo. O grupo é formado pelos produtores de hortaliças Sandro Dornelles, Eroni Fontanive, Jorge Jantsch, Wilson Kaufmann e Raul Coutinho. O quinteto terá a oportunidade de visitar a Hortitec, uma das principais exposições técnicas de horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas do Brasil.

A divulgação dos selecionados ocorreu na última sexta-feira, 20, em encontro no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda, na Prefeitura. O anúncio foi feito pela consultora do Sebrae/RS responsável pela gestão do programa nos Vales do Rio Pardo e Taquari, Kethleen da Silveira, ao lado dos secretários municipais da Agricultura, Anduir Lenhardt, e do Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall. Os cinco selecionados foram os agricultores que acumularam mais horas presentes nos cursos de capacitação oferecidos através do Juntos para Competir.

Somente neste ano, a iniciativa já propiciou missões técnicas a Pelotas e Caxias e curso teórico e prático na área de irrigação. As próximas ações já confirmadas serão capacitações voltadas à construção de estufas e plantio de hortaliças. Todas as atividades disponibilizadas são gratuitas, através de parceria entre o Sebrae/RS, Senar e Prefeitura. Conforme o secretário Hélio Lawall, as capacitações são disponibilizadas aos produtores e agroindústrias familiares para aprimorar a gestão nas propriedades e aumentar a renda.

DIAGNÓSTICO APRESENTADO

No mesmo encontro, os instrutores do Sebrae/RS apresentaram o diagnóstico feito nas 15 agroindústrias familiares pertencentes ao programa em Venâncio Aires. Com base nos resultados mostrados, os agricultores solicitaram novas capacitações, que serão realizadas na Prefeitura até o início de agosto. Os cursos em questão são uma oficina sobre custos de produção e qualificação na área de planejamento estratégico.

Texto: Geferson Kern / AI PMVA

Foto: Cristiano Kaufmann/Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico

Janine Niedermeyer