Programa Protetor das águas é lançado no município

Olá Jornal
junho10/ 2018

A Prefeitura de Venâncio Aires sediou na sexta-feira, 08, o lançamento do Projeto Protetor das Águas. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos da bacia hidrográfica do Arroio Castelhano, a partir da proteção de suas nascentes e recuperação das margens do principal fornecedor de água potável do município. O projeto prevê várias ações e entre elas identificar e proteger as nascentes e as áreas de assoreamento.

Em seu pronunciamento o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Clóvis Schwertner (PSB) ressaltou a importância da preservação e a adesão dos proprietários que margeia o arroio em alguns pontos. “Precisamos, e muito, preservar nossas nascentes, hoje temos água potável vertendo de vários pontos nas margens do Castelhano, mas se não realizarmos ações de preservação, em um futuro bem próximo perderemos a maioria dela. A comunidade está mobilizada, já temos cinco produtores que aderiram ao nosso programa e temos a certeza que muitos mais produtores irão aderir ”.

O presidente do Instituto Gaúcho de Sustentabilidade (IGS) Volnei Alves Correa, reforçou a importância do projeto. “ O Arroio Castelhano tem mais de 100 km de extensão e uma superfície de 675,3 km, e deste total 66% está na área do Município. A principal nascente fica no município mas já identificamos 96 no território da Capital do Chimarrão. A preservação destes pontos é de extrema importância para a manutenção do Arroio ”.

O chefe do Escritório da Emater RS/Ascar, Vicente Fin, realizou uma apresentação com imagens e dados, das cinco propriedades que já aderiram ao programa. Localizadas em Linha 17 de Junho, Linha Harmonia da Costa e Linha Arroio Grande, as propriedades de Elói Weich, Irio Posselt, Nelson Guertner, Eroní Guertner e Amália Metz serão as pioneiras nas ações de preservação de suas nascentes.

O prefeito Giovane Wickert avaliou positivamente o projeto e a adesão dos produtores. “Estão aqui neste ato, os primeiros produtores que aderiram ao nosso projeto, tenho a certeza que são os primeiros de muitos que assim como eles irão participar e nos ajudar a manter o nosso Arroio Castelhano. As ações que iniciam com este projeto, são ações da comunidade, em prol da comunidade e que só vai dar certo se a comunidade abraçar e colaborar”.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

FOTO: Adriene Antunes

Olá Jornal