Programa Primeira Infância Melhor completa 10 anos de atividades no Município

Olá Jornal
agosto17/ 2020

Com atuação nos Bairros Gressler, Cidade Nova, Xangrilá, Vila Táta, Loteamento Popular Tirelli, Macedo, Aviação, Battisti, Coronel Brito e Brands, o PIM/Criança Feliz tem por objetivo orientar as famílias a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos. Desenvolvido pelas Secretaria de Saúde, Educação, e Habitação e Desenvolvimento Social, o programa iniciou as visitações a lares de famílias com gestantes e crianças até seis anos em 23 de julho de 2010.

Ao longo destes anos, a área de atuação foi ampliada, para os Bairros Aviação, Macedo e com o início do Programa Criança Feliz, em 2019, as atividades também passaram a ser realizadas com as comunidades dos Bairros Battisti, Coronel Brito, e Brands, ampliando assim a área, os visitadores e contemplando um número maior de famílias.

Além de visitas domiciliares realizadas semanalmente às famílias, visando o fortalecimento de vínculos e cuidados com suas crianças, são feitas atividades lúdicas, conforme a faixa etária de cada criança com o objetivo de desenvolver as quatro dimensões, como a comunicação e linguagem motora, socioafetiva e cognitiva.

Durante a pandemia o PIM/Criança Feliz continua desenvolvendo as atividades com as famílias. Os contatos estão sendo feitos por meio remoto, onde são enviadas orientações, atividades, esclarecimentos de dúvidas e visitas presenciais, que ocorrem na rua e com todo o cuidado necessário. A equipe também acompanha as “lives” orientativas sobre o desenvolvimento do trabalho organizadas pelo Governo do Estado. Da mesma forma, a equipe realiza os cursos de EAD, ofertados pelo Governo Federal, sobre o Programa Criança Feliz.

Agosto Dourado

Em celebração ao ‘Agosto Dourado’, que incentiva à amamentação; o Programa orienta as mães sobre a importância do aleitamento materno. Com o slogan “Amamentar é um ato de amor”, o ‘Agosto Dourado’ é assim denominado para homenagear o aleitamento materno por ser considerado o alimento “padrão ouro”, sendo o mais completo para o bebê, possuir todos os nutrientes e transferir toda a imunidade de que o bebê precisa. O leite materno deve ser o único alimento dos bebês até completarem seis meses e é recomendado até os dois anos.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal