• Hoje é: quarta-feira, junho 19, 2019

Profissional do programa “Mais Médicos” já atua em Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
março22/ 2017

O Programa “Mais Médicos” do Governo Federal é um grande sucesso em todo país com dados comprovam melhorias no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ocorrendo em diversos municípios de todos os estados há alguns anos, o PMM chega a Venâncio Aires em 2017.

Agora, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Coronel Brito conta com o trabalho do médico Bem-Hur Moraes de Lima. Natural de Santa Maria, região central do estado, o médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atua na unidade 32 horas semanais, ou seja, são 8 horas por dia nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, desde o início do mês de fevereiro. Nas terças-feiras o médico não atende no posto, pois realiza atividades específicas exigidas pelo Programa Federal.

Nesta semana, em visita ao gabinete do Prefeito Giovane Wickert, Lima falou da receptividade do povo venâncio-airense e da importância do programa. Há pouco mais de um mês no município, o médico está adaptado à rotina da Unidade e é referência no atendimento aos pacientes daquela região.

“Estamos muito contentes com o trabalho de Dr. Bem-Hur. Ele vem recebendo grandes elogios da comunidade pelo atendimento humanizado, carinhoso e qualificado”, disse o secretário de Saúde Ramon Schwengber.

Lima é o primeiro médico pelo programa a atuar no município e a expectativa da gestão de Giovane Wickert é conseguir ampliar o número de profissionais.

“O Mais Médicos era um grande desejo nosso. Sabemos da importância do programa e das melhorias que ele promove nos municípios em que atua. Venâncio não podia ficar de fora, e estamos muito felizes em hoje disponibilizar mais este ganho a nossa comunidade”, garante Wickert ao lembrar ainda que o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão e cria ainda condições para continuar a garantir um atendimento qualificado para aqueles que acessam o SUS.

Conforme o Governo Federal, o “Mais Médicos” conseguiu nos últimos anos implantar e colocar em desenvolvimento os seus três eixos pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos, a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em várias regiões do país, e a implantação de um novo currículo com uma formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. Atualmente o programa é preenchido 99% por médicos brasileiros.

Fonte e Foto: Adriene Antunes/ Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires