Produtores apresentam projeto para investimento de R$ 10 mi em aviários

Janine Niedermeyer
setembro16/ 2016

O prefeito Airton Artus conheceu em reunião na quinta-feira, 15, na Prefeitura, o projeto para a construção do Condomínio Avícola Venâncio Aires. A proposta foi apresentada em encontro com produtores e o secretário municipal da Agricultura, Anduir Lenhardt.

Os avicultores pleiteiam área para a construção de até dois complexos aviários, que serão usados para produção em sistema integrado com a Cooperativa Cosuel, de Arroio do Meio, detentora da marca Dália Alimentos.

A comitiva de 25 avicultores, dos quais 23 são venâncio-airenses, foi liderada pelo agricultor Lauri Schwendler. Eles solicitaram à Administração Municipal auxílio para a obtenção de área com 16 hectares ao lado do Balneário Chuveirão, entre Linha Harmonia da Costa e Linha 17 de Junho.

Artus orientou o grupo a protocolar pedido para inclusão de valor com esta finalidade no orçamento do Município para 2017. A solicitação será oficializada e remetida à comissão orçamentária da Prefeitura.

Segundo o secretário Anduir Lenhardt, a área solicitada possibilita a execução integral do projeto, que prevê a construção de dois complexos com oito galpões de 155 metros de comprimento cada. Lenhardt calcula que a obra geraria produção estimada de 270 mil frangos por lote.

O investimento para a construção dos complexos seria avalizado pela Cosuel, envolvendo montante de R$ 10 milhões. Enquanto associados, os produtores serão responsáveis pela produção das matrizes e donos do negócio, com a rentabilidade dividida conforme o número de quotas adquiridas na granja avícola. A administração e assistência técnica ficarão por conta da Cosuel, bem como a compra da produção. (AI PMVA)

Foto: Geferson Kern/ AI PMVA

Janine Niedermeyer