Produção de pescado tem destaque no município, com potencial de crescimento

Olá Jornal
março15/ 2021

A produção de pescado em Venâncio Aires tem crescido e garante potencial de renda extra aos produtores agrícolas. Atualmente os viveiros para criação de tilápias e carpas, movimentam mais de 450 propriedades rurais, que comercializam a produção. São micro-açudes e viveiros que em 82% possuem menos de 1 hectare de área ocupada. É no período da Páscoa, que o consumo de peixes aumenta e evidencia a produção local. Entretanto, a Emater/Ascar aponta para o potencial de crescimento da produção e ampliação de mercado.

Atualmente, a despesca nos mais de 900 viveiros ocorre a cada dois anos. Por isso, a produção anual ficou em 255 toneladas na safra 2020/2021. “É uma produção com potencial, principalmente pela produção de proteína. Neste período de Páscoa, esta produção tem destaque. Muita comercialização ocorre diretamente entre os produtores, outra parte por meio da Apiva,” destaca o chefe do escritório local da Emater, engenheiro agrônomo, Vicente Fin.

Na atual safra a produção de peixes ocupa 476 hectares no setor primário local. Em 2019 essa área era de 419 hectares (Dados IBGE). É uma produção que movimenta R$ 650 mil por ano. A ampliação da produção de pescado no município passa também por políticas públicas específicas. “A garantia de um frigorífico para o processamento é um caminho importante. Atualmente este trabalho é feito por uma agroindústria, mas há potencial para novos produtos com esta produção,” argumenta Fin.

PESCADOR
Conforme levantamento da Emater/Ascar, atualmente Venâncio Aires conta com cinco famílias registradas para pesca profissional. Todas vivem às margens do Rio Taquari, em solo venâncio-airense. Estas famílias juntas possuem produção de 08 a 10 toneladas de pescado por ano. “São pessoas com registro profissional junto ao Governo Federal, isso garante a eles benefícios especiais. Porém, por vezes deixaram de ter a sua pesca de fora das contabilidades de produção do município,” explica Fin.

Olá Jornal