Produção de morangos em Venâncio dobra em dois anos e atrai novos produtores

Olá Jornal
outubro03/ 2020

Delicioso nas sobremesas, melhor ainda nas vitaminas e maravilho nos sucos. O morango é unânime, todo mundo gosta. Com potencial de mercado e preços competitivos, a produção tem ganhado destaque em Venâncio Aires. Desde 2018 o volume produzido dobrou. Se há dois anos a produção ficou em 15 toneladas, com 20 produtores acompanhados pelo escritório local da Emater/RS-Ascar, neste ano o volume colhido deve alcançar as 30 toneladas, e 34 agricultores estão comercializando.

Em 2019, a produção ficou em 20 toneladas, com 28 produtores. A expectativa para o próximo ano é de envolver 38 produtores com o cultivo, e ultrapassar as 35 toneladas. A safra do morango ocorre de agosto até agosto, já que a planta consegue gerar frutos ao longo do período.
Segundo a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Djeimi Isabel Janisch, no município os produtores comerciais variam entre 150 e 8 mil pés cultivados. “O principal mercado é venda direta ao consumidor. Outros braços consumidores são as padarias, confeitarias, restaurantes, fruteiras, feira e mercados de menor porte.”

O cultivo para consumo próprio também tem destaque, especialmente para produtores que utilizam o morango como matéria-prima. “Em agroindústrias e até produtoras que transformam em geleias, tortas e cucas,” destaca.

QUALIDADE
Outro ponto de garantia para mercado local é a qualidade. Djeimi afirma que a produção de morangos, em nível nacional, figura entra as que mais utilizam defensivos. Porém, quando cultivada e comercializada de forma local, garante praticamente zero utilização destes produtos. “É uma cadeia de produção curta, que consegue colher a fruta do pé madura e já encaminhar ao consumidor, por isso garante melhor qualidade.”

Atualmente, em Venâncio Aires a média de valor de venda, por quilo, varia entre R$ 16 e R$ 18. Com demanda e boa qualidade, esta produção poderá crescer ao longo dos próximos anos, por conta do cuidado que o consumidor está tendo com o uso de agrotóxicos.

ERGONOMIA
A atração para a produção envolve também o manejo, já que o cultivo pode ser feito em estrutura elevada, permitindo melhor ergonomia ao produtor. O espaço de produção também não é grande, podendo ser feito em estufas.

ALTERNATIVA
A produção de morangos é uma das alternativas para diversificação das lavouras de tabaco que desde 2011 têm crescido aliada às lavouras que movimentam o principal setor econômico. De acordo com a engenheira agrônoma, é com a agricultura feminina que a produção está ligada. “Este é um cultivo protagonizado pelas mulheres. Demanda mão de obra específica e tem mercado garantido. Possui manejo mais fácil e não demanda grande áreas de produção,” explica.

FOTO: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal