Produção agrícola de proteína deve registrar crescimento em Venâncio, porém, área plantada terá redução no ano

Olá Jornal
março02/ 2022

O escritório local da Emater-RS/Ascar já projeta a produção das principais culturas agrícolas de Venâncio Aires para 2022. As informações levam em consideração os resultados de produtividade e receitas geradas ao longo de 2021, além das perdas causadas pela estiagem prolongada e escalada nos preços de insumos para o novo ciclo produtivo. Destaque para a tendência de crescimento no setor da proteína, aves e suínos que devem crescer em produtividade ao longo do ano no município. Em compensação, as culturas do milho, tabaco e soja, terão redução na área plantada.

A cultura do tabaco é a principal no setor primário venâncio-airense, concentrando quase metade das riquezas geradas no campo. Para 2022 as lavouras de fumo devem alcançar 8,2 mil hectares. O número é 6,8% menor, quando comparado o total cultivado nos campos ao longo de 2021. Apesar da menor área plantada, os dados da Emater apontam para aumento da produtividade, alcançando 2,30 toneladas por hectare. No ciclo produtivo anterior a produtividade ficou em 2,25 toneladas.

PROTEÍNAS
Venâncio Aires tem registrado crescimento na produção de proteína. No segmento de aves, mais de 11 milhões de unidades serão criadas nos aviários locais. De um ano para outro a projeção aponta que haverá um incremento de 500 mil unidades.

Já a produção de suínos – segundo segmento de proteína em participação de receitas geradas na cidade – deve fechar o ano com 48 mil matrizes/cabeças. O volume é 0,20% maior do que o de 2021. O setor deve ser um dos principais afetados com o aumento de custos produtivos, em especial com o aumento do milho, base para a ração dos animais.

A produção leiteira deve manter o seu volume, com 4.350,00 litros, que englobam no município 2.225 cabeças de gado leiteiro.

Ainda no segmento de proteínas, a bovinocultura deve movimentar 5,5 mil cabeças de gado. O número é 15,3% menor do que o registrado em 2021. A causa para a redução envolve a estiagem, que afetou as pastagens para o gado de corte no território venâncio-airense.

GRÃOS
A produção de milho deve fechar 2022 com 9,2 mil hectares cultivados. Queda de 6,12% se comparado ao ano passado. Já a produtividade também deve reduzir, com 5,2 toneladas por hectare. Em 2021 este número chegou aos 5,6 toneladas por hectare.

A soja, deve aumentar em 17,2% a área cultivada, fechando o ano com 5.450 hectares de plantações. Entretanto, a produtividade terá redução no ano, de 16,6%, com 3 mil quilos por hectare neste ano.
O trigo será um dos únicos cereais no município com aumento de produtividade e área cultivada em 2022. A expectativa é de fechar o ano com 770 hectares cultivados. O crescimento é de 382.7% se comparado com o ano anterior. A cultura deve registrar produtividade de 3,3 toneladas por hectare.

Olá Jornal