Primeiro lote com 59 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para crianças chega ao estado

Guilherme Siebeneichler
janeiro14/ 2022

A primeira leva de vacinas contra a covid-19 destinadas às crianças gaúchas de cinco a 11 anos chegou no início da tarde desta sexta-feira, 14, a Porto Alegre após dois adiamentos. O voo 4632 da Latam pousou por volta das 13h no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A previsão inicial era de que o lote chegasse no início da madrugada, mas foi adiado para o começo da manhã, sendo novamente transferido para a tarde. O Ministério da Saúde precisou reorganizar a logística de distribuição, já que houve registro de casos de coronavírus na tripulação de um dos voos.

Nessa carga inicial, o Estado recebeu 59 mil 100 doses da vacina pediátrica da Pfizer, de um total de 1,2 milhão distribuídas por todo o Brasil. Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 968,9 mil pessoas na faixa etária dos cinco aos 11 anos, conforme levantamento feito com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O primeiro Estado a iniciar a imunização infantil foi São Paulo, ao meio-dia desta sexta-feira. A vacinação começa na próxima quarta-feira, 19, em todos os municípios gaúchos. O rateio dessas 59 mil doses ainda precisa ser definido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Com informações GaúchaZH e Correio do Povo

Guilherme Siebeneichler