Primeiro Desfile temático da 34ª Oktoberfest acontece neste domingo em Santa Cruz

Guilherme Siebeneichler
outubro13/ 2018

Um dos mais belos cartões postais de Santa Cruz do Sul, o Túnel Verde, será palco neste domingo, 14 de outubro, de um dos momentos mais aguardados da Festa: o Desfile Temático. Toda a energia da Festa da Alegria vai invadir o centro da cidade , com a participação de mais de três mil figurantes, 20 bandinhas típicas e 10 carros alegóricos. A parada tem início às 10h30, na esquina das ruas Marechal Floriano e Ramiro Barcelos, e promete atrair milhares de pessoas. “Cada detalhe foi preparado com muito carinho. Podemos garantir que será um grande espetáculo”, enfatiza a presidente da 34ª Oktoberfest, Andreia Mundstock. A maior festa alemã do Rio Grande do Sul iniciou na última quarta-feira, 10, e segue até o dia 21 de outubro.

Inspirado no tema da 34ª Oktoberfest, Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente, o desfile contará com 10 carros alegóricos, criados e confeccionados pelo artista Sérgio Ávila e sua equipe, que contam a história de 140 anos do município. Além disso, a animação ficará por conta do grupos de danças (locais e convidados), bandas típicas, alegorias dos patrocinadores, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) e entidades sociais e empresariais. O Bierwagen (Carro do Chope), a bicicleta coletiva Zig Zag Zug, a Fubica do Fritz, a família símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli, e as soberanas da 34ª Oktoberfest, Rainha Ana Julia Metz, e suas Princesas, Alline Luiza Bellina e Bruna Gabriela Cruz, também são presenças confirmadas.

Em 2018, a Coordenação de Desfiles é liderada pelo empresário João Waldemar Goerck e integrada por Ademir Machado, Daniel Silva, Jonas Leal, Luiz Carlos Kopp, Luiz Back, Margaret Rodrigues, Paulo Rocha, Vanderlei Machado e Vilmar Backes. A segunda parada da 34ª Oktoberfest acontece no dia 21 de outubro, último dia da Festa da Alegria, também às 10h30, no mesmo local. “Esperamos que, mais uma vez, a comunidade prestigie esta grande atração, que sem dúvida, será uma das maiores já realizadas na Oktoberfest”, destaca Goerck.

Saiba mais:

Carro 1 – Emancipação

O primeiro carro alegórico a desfilar representa a emancipação política de Santa Cruz do Sul, fato que ocorreu em 1878, com criação da primeira Câmara de Vereadores.

Carro 2 – Família Fritz

Faz parte da tradição da cultura alemã o respeito e a importância da família como suporte para uma vida feliz e abençoada. O segundo carro alegórico homenageia, na metáfora da família típica alemã, através da família símbolo da Festa – o casal Fritz e Frida e os filhos Max e Mili – todas as famílias, independente de sua origem, e destaca a importância do clima familiar e agradável que a Oktoberfest busca oportunizar. Na animação estará a Banda Fest.

Carro 3 – O trem

O transporte férreo teve início em 1905, com a chegada do primeiro trem na Estação Férrea de Santa Cruz. Este meio de transporte foi importante para o desenvolvimento econômico do município e da região.

Carro 4 – Cidade

A saudade da terra natal, o trabalho árduo e as dificuldades encontradas pelos pioneiros fez com que os eventos sociais e culturais e as reuniões fossem cada vez mais frequentes. Essa socialização transformou a vida das pessoas, fortalecendo o comércio, criando escolas, igrejas e clubes sociais. Tudo isso em um povoado que veio a se tornar na próspera cidade de Santa Cruz do Sul.

Carro 5 – As soberanas

Muitas são as crianças que, de pequenas, alimentam o sonho de representar a Festa da Alegria como soberanas. Neste carro, estão elas que, neste ano, representam tão bem o carinho, a alegria e a beleza da festa. A rainha Ana Julia Metz e as princesas Alline Luiza Bellina e Bruna Gabriela Cruz saúdam a população de Santa Cruz do Sul e seus visitantes, desejando a todos uma feliz e divertida festa. A animação é da Banda Feliz em Festa.

Carro 6 – A Catedral

Desde a Idade Média, e em toda a história da cultura alemã, era comum as famílias se organizarem em torno de comunidades religiosas, que acabavam sendo muito importantes não só pela propagação e perpetuação da religiosidade, mas também como ponto de encontro e confraternização, principalmente nas festas de ação de graças, kerbs ou de padroeiros. Em nossa cidade, a importância desse local também é destacada pela beleza e imponência de nossos templos, destacando-se a Catedral São João Batista, um dos mais importantes templos de estilo neogótico do país.

Carro 7 – O trabalho

Os primeiros colonizadores passaram por diversas dificuldades. Trabalho árduo, infraestrutura precária e falta de um comércio para venda ou aquisição de produtos, mas nada que conseguisse frear a vontade de progredir em terras distantes. Depois de muita labuta, eis que chega o desenvolvimento e a industrialização, como principal fator para que a nossa colônia se desenvolvesse economicamente transformando-se num município próspero e num polo regional.

Carro 8 – Oktoberfest

Este carro representa a nossa Oktoberfest, uma das maiores festas alemãs do nosso país. Como figurantes, temos a presença das beldades que participaram do concurso de escolha da rainha da festa deste ano, prestando uma justa homenagem a todas as mulheres. A animação é da Banda Doce Desejo.

Carro 9 – Cucas

Representado por um casarão, lembra a arquitetura germânica existente na localidade de Rio Pardinho, com seus jardins floridos. A distribuição de cucas representa um dos principais elementos da culinária alemã, farta e saborosa. Vale destacar que Santa Cruz é considerada a terra das cucas, famosa pela festa que é realizada anualmente, reunindo milhares de visitantes de várias regiões do estado que comparecem para degustar da iguaria.

Carro 10 – Bierwagen

Para encerrar o desfile com chave de ouro vem o Bierwagen, o carro do chope, distribuindo a bebida ao público e animando a todos com o som da Banda Magia.

Guilherme Siebeneichler