Primeiro caso suspeito de Coronavírus de paciente em Venâncio deu negativo

Olá Jornal
março18/ 2020

O primeiro caso suspeito do novo Coronavírus, o Covid-19, teve resultado negativo. A informação foi repassada pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura da Venâncio Aires. O exame foi realizado em uma venâncio-airense, que recentemente retornou de viagem na Europa, e trabalha em Porto Alegre. A paciente já havia sido notificada pelo poder público municipal para manter o isolamento. A coleta do material biológico ocorreu na sexta-feira, 13, na capital gaúcha.

Outros seis pacientes aguardam resultado dos testes. Conforme os dados do Comitê de Saúde, três mulheres e um homem foram testados nesta terça-feira, 17. Todos foram orientados a permanecerem em quarentena, com isolamento respiratório por 14 dias e assinaram o documento orientativo. 

A vigilância aguarda ainda o resultado dos exames das outras duas mulheres que testaram para o coronavírus. A análise dos casos é feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS), e o resultado deve sair em até 48 horas.

CASOS SUSPEITOS

Quem apresentar sintomas como tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade para deglutir, febre, escarro, congestão nasal ou conjuntival deve comunicar pelo telefone 150 ou a Vigilância Epidemiológica no telefone 51 99799 6570. A coleta de material para os testes será realizada em casa. A recomendação é de realizar os primeiros exames por meio das equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Apenas em casos onde hajam sintomas graves como falta de ar, extremidade arroxeadas, e febre alta, a recomendação é de que se procure atendimento na UPA e no hospital.

Olá Jornal