Primeira Infância Melhor completa 8 anos em Venâncio Aires

Olá Jornal
julho25/ 2018

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), implantado na Capital do Chimarrão em julho de 2010, tem por objetivo orientar as famílias a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os 6 anos de idade.

Coordenado pela Pedagoga Andréa de Oliveira, o programa possui 5 visitadoras: Bruna Carolina Hickmann, Caroline Inês Ruschel, Deborah Beatriz Endler Barrionuevo, Nandyala Lopes Barcelos e Rozeléia Tatiana Ferreira da Silva, que semanalmente visitam as famílias cadastradas no Programa, visando desenvolver as dimensões socioafetiva, cognitiva, comunicação e linguagem e motora.

Entre as famílias atendidas está a do pequeno Cauã, com 2 anos e 6 meses de vida, ele é uma criança especial que precisa de atendimentos diferenciados. Cauã e a irmã Camili, são atendidos semanalmente pela visitadora Débora, e ele demonstra a cada visita evolução cognitiva e motora. “ É muito importante também a participação da família, a Maria, mãe do Cauã e da Camili, se dedica o tempo todo para eles, e a gente reforça a importância de atender as necessidades das crianças.” Avalia a visitadora.

Cauã mora com a família no Bairro Gressler, e a mãe Maria sente falta quando não recebe o atendimento, “O atendimento das gurias é muito bom, eu sinto falta quando elas não conseguem vim, e as crianças também ficam tristes quando não tem atendimento.”

Outra família atendida é da pequena Sofia, de 1 ano e 11 meses. Sofia mora com a família no Bairro Cidade Nova. “Recebemos um feedback da Escolinha que a Sofia frequentava, nos parabenizando pelo trabalho feito com ela, porque ela já sabia fazer muitas coisas que eles aprendiam na Escolinha e ela ajudava ainda os colegas nas atividades.” Complementa Débora.

O Programa é desenvolvido pelas Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, e atua nos Bairros: Gressler, Cidade Nova, Xangrilá, Vila Táta  Loteamento Popular Tirelli, Macedo e Aviação,  e suas respectivas  comunidades.

A coordenadora Andréa, ressalta a importância dos pais brincarem com seus filhos pois na brincadeira é que os pequenos aprendem e desenvolvem sua coordenação cognitiva e motora. “Brincar é a atividade que mais atrai a criança e é muito importante para o seu desenvolvimento. Brinque, conte histórias e cante sempre com seu filho pois o que você faz pelo seu filho agora, vale para toda a vida. Por estes e outros motivos a gente sempre pede aos pais, reserve alguns minutos para brincar com as crianças pois isso fará eles muito feliz, e é gratificante aos pais.”

Olá Jornal