Primavera dos Museus e a economia da cultura

Janine Niedermeyer
setembro21/ 2016

Realizado anualmente, a Primavera dos Museus em 2016 está na 10ª edição trazendo como destaque o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Durante uma semana acervos e atividades especiais são organizadas para agregar novas ações a estes espaços.

Aberto na segunda-feira, 19, a semana vai até o domingo, 25, e em Venâncio Aires o Museu junto ao edifício Storck integra a grade de programação, que no Brasil 753 museus participantes. Além da Capital do Chimarrão, em Santa Cruz do Sul (Museu do Colégio Mauá) e em Lajeado (os Museus de Ciências Naturais da Univates e o Regional do Livro) estão cadastrados.

NUMISMÁTICO

No Museu de Venâncio, o acervo aberto para visitação do público traz como destaque o acervo numismático (moedas ou medalhas), bem como explicações referentes à inflação brasileira e a evolução monetária. O local está aberto durante a semana, das 14h às 17h. Escolas também podem agendar a visitação no horário da manhã, entrando em contato pelo telefone 3741-5713.

Estão entre os itens em exposição, um equipamento para colocação de moedas, do antigo Banco Meridional, assim como uma máquina registradora e calculadoras antigas, além de históricos, como do dinheiro no Brasil.

Além disso, em outras salas o Museu ainda mantém as exposições especiais, como da Revolução Farroupilha e de instrumentos musicais.

Foto: Maicon Nieland

Janine Niedermeyer