Pressão para agilizar andamento da Vara de Execuções Criminais Regional

Guilherme Siebeneichler
julho13/ 2017

Para garantir a criação da Vara de Execuções Criminais Regional (VEC), é preciso aprovar legislação na Assembleia Legislativa, prevendo esse novo órgão no Vale do Rio Pardo. As lideranças regionais querem uma VEC para garantir a administração das casas prisionais e evitar a vinda de presos da região metropolitana. Com essa pauta, um encontro com o presidente do Parlamento Gaúcho, Edegar Pretto (PT), ocorreu na manhã desta quinta-feira, 13.

O prefeito Giovane Wickert (PSB) liderou a reunião e solicitou informações sobre o andamento da lei que prevê a criação da nova Vara de Execuções na região. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. O parecer do grupo deve ser publicado no dia 30 deste mês e depois segue os trâmites para votação em plenário. Pretto acredita que em 60 dias a lei deve estar sendo votada e concluído o processo. Inicialmente o projeto encaminhado pelo Tribunal de Justiça, a VEC regional será alocada em Santa Cruz do Sul.

A pauta foi um dos caminhos encontrados durante encontro regional realizado no Fórum de Venâncio Aires na última semana. A classe política se comprometeu em fazer pressão junto aos deputados para agilizar o andamento da matéria.

FOTO: Adriene Antunes/AI PMVA

Guilherme Siebeneichler