Presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira, visita a 15ª Fenachim

Olá Jornal
maio04/ 2019

Durante a manhã deste sábado, 04, o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira (PTB) visitou Venâncio Aires. A passagem do gestor federal é de visita à 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) e também para conhecer a implantação do Salta Z na localidade de Alto Paredão Pires. A Capital do Chimarrão é o primeiro Município do Estado a instalar os equipamentos de filtragem e tratamento de água.  O sistema atende 35 famílias da comunidade serrana.

Durante a manhã, Nogueira, acompanhado do prefeito Giovane Wickert, vice Celso Krämer, e da Superintendente da Funasa no Rio Grande do Sul, Karla Viviane Heck, circulou pela festa. Na parte da tarde o grupo se desloca a localidade de Alto Paredão Pires, para conhecer a estrutura implantada. O coordenador da Vigilância Sanitária, Everton Notti, também acompanha a passagem dos representantes da Funasa.

Outras 30 cidades gaúchas deverão receber sistemas como o Salta Z para a filtragem e tratamento de água.

PRESÍDIOS

Um problema  recorrente em Venâncio Aires, o sistema de esgoto da Penitenciária Estadual, que enfrenta problemas, e acabou poluindo corregos e arroios no entorno. A Funsa pretende realizar estudos e ações para controlar a situação. O Presídio de Charqueadas deverá receber uma primeira iniciativa, mas a Peva  poderá ser contemplada com medidas para proteger o lençol freático.

 

Olá Jornal