Presidente da Fetag visita STR de Venâncio Aires

Olá Jornal
setembro08/ 2018

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, esteve em roteiro por Venâncio Aires nesta quinta-feira, 06. Em visita ao sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) ele destacou que a agenda busca aproximar a entidade das bases, ouvindo as lideranças que da mesma forma escutam os agricultores sobre suas demandas.

Ele afirma que a Federação prepara-se para o futuro e por isso precisa discutir com as bases quais as prioridade e sugestões frente ao cenário atual da agricultura familiar. O último Censo Agropecuário apontou o envelhecimento do campo, com aumento da população acima de 65 anos e diminuição do que possuem menos de 25 anos. “Qual é o futuro desse meio rural, da produção de alimentos? Temos que pensar que 50% dos agricultores no RS não têm nenhum tipo de assistência técnica o que dificulta a permanência no campo”, avalia.

Ainda de acordo com a pesquisa, a produção de alimentos precisará aumentar em 70% para atender demanda mundial e os agricultores, os governos e a sociedade precisam se preparar para isso. “ A sociedade e governo ainda não acordaram, é preciso se preocupar com novo perfil que vem aí. Os municípios fecham escolas e a criança que tem a nova realidade na cidade, quando volta não quer ficar mais no campo, não quer ver os pais sofrerem só para sobreviver”. As sugestões e apontamentos serão encaminhados aos futuros governantes da união e do estado.

Olá Jornal