Presidente da Câmara encerra sessão e convoca reunião para a próxima semana para eleger presidência

Olá Jornal
dezembro18/ 2019

Em sessão tumultuada e até com risco de parar na Justiça a eleição da próxima mesa diretora está indefinida. Duas chapas disputam a presidência, uma com Helena da Rosa (MDB) e outra liderada pelo atual presidente Eduardo Kappel (PL). A última reunião do Legislativo Municipal foi de polêmicas, por conta do processo eleitoral e a mais longa deste ano. Prevista para iniciar às 18h, a reunião começou com atraso de quase uma hora. Após a votação de 24 projetos de lei, Kappel encerrou a sessão e informou que irá convocar uma nova sessão para semana, a princípio no dia 23 de dezembro, para promover a eleição.

Porém os vereadores de oposição criticam a decisão e afirmam que o regimento interno não está sendo cumprido. Os vereadores seguem no plenário Vicente Schuck e aguardam decisão. Tramita na Justiça um mandado de segurança, busca garantir o cumprimento das normas internas da Casa, com eleição da Mesa Diretora de 2020. O processo tem autoria do vereador Tiago Quintana, advogado por profissão.

Durante entrevista a vereadora Helena da Rosa lamentou a situação e classificou a decisão do presidente como autoritária. “Ao longo destes anos como vereadora nunca via algo assim. É lamentável a Câmara passar por isso.”

Para alguns parlamentares a decisão de Kappel também envolve o número de votos necessários para ele ser reeleito presidente. Segundo contagem atual, Helena teria oito votos, contra sete do atual presidente.

Olá Jornal