Presença das gigantes do tabaco na Expoagro Afubra reforça importância da cadeia produtiva

Olá Jornal
março30/ 2022

A participação das três empresas que lideram o setor do tabaco durante a 20ª Expoagro Afubra reforça a importância da cadeia produtiva. As gigantes Philip Morris Brasil (PMB), British American Tobacco (BAT), da qual a ex-Souza Cruz no Brasil é subsidiária, e a Japan Tobacco International (JTI) estiveram presentes no evento com estandes durante os quatro dias, em Rincão Del Rey, Rio Pardo.

Na visão do coordenador da feira, Marco Dornelles, a presença das empresas demonstra a relevância do sistema integrado de produção de tabaco. “Esse movimento mostra a importância da feira também para o contato com o produtor e estímulo para produção de outras culturas nas propriedades. A força do tabaco movimenta a nossa economia e a participação das empresas engrandece a parceria com o pequeno produtor”, avalia.

As multinacionais montaram espaços para relacionamento com os produtores. Já a JTI ainda levou estudos sobre técnicas e inovações desenvolvidas pelo seu Centro de Desenvolvimento Agronômico e Treinamento em Extensão Rural (ADET). Além disso, realizou workshops gratuitos ao público com temas como conservação do solo e da biodiversidade, sistema de irrigação e fertilização inovador que tem sido introduzido pelo ADET junto a produtores de tabaco, trazendo benefícios à qualidade e economia da produção.

INTEGRADO
O sistema integrado de produção de tabaco envolveu 138 mil produtores em 508 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, na safra 2020/2021. Um universo de aproximadamente 552 mil pessoas participa desse ciclo produtivo no meio rural, somando uma receita anual bruta de R$ 6,6 bilhões segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

A produção alcançou 583 mil toneladas em 254 mil hectares cultivadios, sendo que deste volume 51% foram produzidos no Rio Grande do Sul, 28% em Santa Catarina e 21% no Paraná, gerando também 40 mil empregos diretos nas indústrias de beneficiamento instaladas no País.

O Brasil se mantém em destaque no cenário mundial, ocupando as posições de 2º maior produtor mundial e, desde 1993, de maior exportador de tabaco do mundo. Do total, mais de 85% destina-se ao mercado internacional. Clientes de todo o mundo em 105 países são abastecidos com o tabaco brasileiro. Em 2021, as exportações alcançaram 464 mil toneladas e divisas de US$ 1,46 bilhões.

Olá Jornal