A premiação de despedida da Olimpíada de Matemática

Janine Niedermeyer
dezembro05/ 2016

Um venâncio-airense que deixou sua marca na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) fez sua despedida em 2016. Frederico Hansel dos Santos Gassen com 18 anos participou pela última vez da maior disputa do gênero no mundo, fechando um ciclo com sete medalhas (1 bronze, 3 pratas e 3 ouros), além de uma menção honrosa, essa conquistada em 2009.

Naquele ano, estudante da 5ª série da Escola Estadual Cônego Albino Juchem, Frederico participava pela primeira vez da OBMEP aos 11 anos de idade. A primeira medalha e já de ouro, viria em 2010.

“Na época comentaram na escola que havia essa prova, falei disso em casa e me incentivaram a participar. A prova, na época, tinha seis questões (2º fase) sendo que cinco sabia fazer bem e uma que caiu no teste era sobre perímetro. Apesar de mais difícil acabei acertando o que garantiu a medalha de ouro”, lembra o jovem, que nas três oportunidades de ouro, ainda em 2011 e 2012, pode viajar ao Rio de Janeiro para ser premiado.

DESEMPENHOS

Como aluno do curso técnico em Informática do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), integrado ao ensino médio, Frederico ou Kiko como é chamado por amigos e familiares, conquistou novas medalhas, incluindo 1 bronze e três pratas, a mais recente anunciada na quarta-feira, 30 de novembro, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Dos quase 18 milhões de alunos que participaram da maior disputa do gênero no mundo, 6.502 ganharão medalhas de ouro (501), prata (1.500) e bronze (4.501), e 42.482 estudantes receberão menções honrosas.

Outro medalhista de Venâncio nesta edição foi Davi Giuliani Fin, da Escola Estadual Monte das Tabocas, que receberá medalha de Bronze. De Venâncio, mais 11 alunos garantiram menção honrosa (confira no box).

Conforme explica Frederico, a OBMEP sempre promove duas etapas, sendo a primeira com 20 questões objetivos, onde 5% dos melhores desempenhos de cada escola vão para 2ª fase. Neste processo são seis questões aplicadas, porém, dissertativas, onde são 3h para responder.

“São respostas longas, onde não se pode ser implícito. Precisa dar todos os detalhes de como você chegou aquele resultado”, lembra o estudante que criou gosto por números e desafios lógicos desde pequeno, quando acessava sites como Racha Cuca para jogar pela internet.

Os bons desempenhos na OBMEP oportunizavam que Kiko também participasse do Programa de Iniciação Científica em Santa Cruz do Sul, onde uma vez a cada três semanas ou um mês, alunos se reuniam para aperfeiçoar as técnicas do mundo matemático.

MENÇÕES HONROSAS
Nível 1:
Eduarda Kroth (Cônego Albino Juchem)
Estephani de Oliveira Gonçalves (Emef José Duarte de Macedo)
Giovana Beatriz Vogel da Silva (Emef Odila Rosa Scherer)

Nível 2:
Kethlin Sabrine Eisermann (CAJ)
Leonardo Schuler (Monte das Tabocas)
Sabrina Schmitz Bublitz (Monte das Tabocas)

Nível 3:
Aline Beatrís Bohn (Jubal Junqueira)
Carolina Santos Lima (IFSul)
Gerisa Beatriz Uhlmann (IFSul)
Marthyna Luiza Weber (IFSul)
Victória Giuliani Fin (Monte das Tabocas)

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer