Prejuízos com granizo nas lavouras de tabaco alcançam R$ 50 milhões, aponta Afubra

Olá Jornal
novembro27/ 2020

Até a última semana cerca de 13 mil lavouras de tabaco foram atingidas por granizo em 2020. O número é apontado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Estes registros resultam em R$ 50 milhões em prejuízos, segundo a entidade. Os registros deste período ainda são menores que os de 2019, quando 15 mil lavouras foram atingidas com queda de granizo.


Conforme o tesoureiro da Afubra, Marcílio Drescher, somente na última semana foram contabilizadas mais de 1,9 mil lavouras atingidas com granizo, nos três estados do Sul. “Na última semana foram atingidas 1.989 lavouras, nos três estados. As regiões mais atingidas são em Imbituba no Paraná, Ituporanga e Rio do Sul em Santa Catarina e na região da matriz, no Vale do Rio Pardo, incluindo Venâncio Aires.”


Drescher destaque que o clima mais seco pode estar colaborando para a diminuição das perdas nas lavouras por conta do granizo. “A estiagem que ocorre este ano, pode estar contribuindo para a menor incidência de casos de granizo. Falta cerca de mil lavouras notificadas com perdas para serem analisadas,” argumenta.


Os prejuízos financeiros, até o momento, são 20% menores do que os registrados na safra passada. “O prejuízo registrado na atual safra é 20% menor do que no ano passado, mas como a safra ainda não encerrou, poderemos ter novos registros até o fim do período,” explica.

COLHEITA
A estimativa atual da Afubra é de colher mais de 606,9 mil toneladas de tabaco na atual safra. Conforme o dirigente da entidade, a região de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, já possui até 40% da área plantada colhida. “No litoral a colheita já está bem adiantada, são as regiões que realizam a colheita primeiro. Nas partes baixas do Vale do Rio Pardo, em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul também já está avançada a colheita com cerca de 30% a 40% da área plantada já colhida. Na região mais alta, está sendo iniciado o período de colheita das lavouras,” destaca.


No Rio Grande do Sul, a estimativa de produção aponta para 263.971 toneladas de tabaco (235.398 toneladas na variedade Virgínia; 28.045 no Burley; e 528 toneladas no Comum), cultivados numa área de 123.257 hectares. A safra conta com 70.997 famílias produtoras.

Olá Jornal