Prefeitura de Venâncio proíbe retorno às aulas na rede estadual nesta semana

Olá Jornal
outubro20/ 2020

O retorno das aulas presenciais na rede estadual em Venâncio Aires estava prevista para este dia 21 de outubro. Entretanto, sem receber materiais de proteção e sanitização das escolas, por parte da Secretaria Estadual de Educação, as direções não retomaram as atividades presenciais. Aliado a falta de estrutura, a Prefeitura de Venâncio Aires vai publicar ainda nesta terça-feira, decreto proibindo o retorno das atividades presenciais.

Nesta quarta-feira, também será realizada reunião conjunta com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Como efeito do decreto, não haverá por parte do Município, fornecimento de transporte escolar aos alunos da rede pública, já que este serviço é realizado por meio de convênio, entre Estado e Administração Municipal.

De acordo com o Chefe do Executivo, Giovane Wickert, o Município não está contra o retorno às atividades, mas tão somente, se houver um retorno seguro, com EPIs nos educandários e uma organização melhor quanto a questão de capacidade, já que hoje é permitido somente 50%. “Que seja um retorno seguro igual como foi da rede privada, com segurança e bom senso, no momento, a situação das escolas não atendem as normativas necessárias fixadas pelo próprio Estado, como a disponibilização de EPIS e materiais de higiene para professores e alunos”, enfatiza.

Ele ainda explica que “tem a preocupação com o transporte escolar que precisa rodar por muitos quilômetros para pouca demanda, professores que precisam estar nos educandários para dar aula para poucos alunos, então tudo isso precisa ser avaliado”, completa Wickert, que, a partir de convite do Presidente da Famurs, Maneco Hassen, deve participar de um encontro na tarde desta quarta-feira, 21, com o Governo do Estado.

O Cpers/Sindicato, tem apontado para os riscos desta retomada de atividades presenciais. Conforme levantamento da entidade representativa, as escolas estaduais de Venâncio Aires não tinham recebidos materiais de EPIs e demais itens para segurança sanitária até esta terça. “Fizemos um apelo para o Município, por meio de decreto, proibir esta retomada, por questões de segurança,” argumenta a representante do núcleo local do sindicato, Marione Drebel.

Neste dia 20, pelo cronograma do Governo Estadual, estavam autorizadas a retomar as aulas, as turmas de Ensino Médio. As redes municipais e privadas cumprem calendários em cada município. Segundo levantamento feito pelo Cpers, 110 municípios em algum momento vetaram o calendário.

Conforme o secretário interino de Educação, em Venâncio Aires, Cláudio Soares, o Município discutiu a situação de controle sanitários nos educandários estaduais ao longo da semana. “As direções nos informaram que não foram entregues os itens de segurança sanitária, por isso não retomariam. Em acordo entendemos ser melhor a proibição para proteção dos profissionais, alunos e familiares.”

Pelo calendário de retorno do Estado, as turmas dos finais do ensino fundamental voltam a partir de 28 de outubro e dos anos iniciais, a partir de 12 de novembro.

Olá Jornal