Prefeitura Venâncio adquire novos testes de Covid-19 com resultado em 20 minutos

Olá Jornal
dezembro11/ 2020

A previsão é de que em dez dias os novos cinco mil testes para Coronavírus chegue ao Município. A Secretaria de Saúde investiu mais de R$ 214 mil para comprar os testes denominados Antígeno, que é rápido, resultado sai em 20 minutos, e detecta logo nos primeiros dias de sintomas.

Conforme o Secretário Ramon Schwengber, o procedimento é igual ao PCR, ou seja, é utilizado um tipo de cotonete fino e bem comprido que é introduzido pelo nariz para coletar o material. “O muco coletado é colocado em uma espécie de tubo que integra o kit do exame e logo em seguida o resultado já sai. Com este teste poderemos isolar mais rápido os casos ativos de Covid-19 e assim termos um protocolo ainda maior de segurança”, analisa o Gestor que ainda destaca que este novo teste agrega aos demais já realizados pela Secretaria como os rápidos, os sorológicos e os PCR’s.

Schwengber destaca que os antígenos virais são proteínas com capacidade imunogênica. “É uma metodologia mais simples, de fácil operação pela equipe e com a interpretação e liberação rápida dos resultados. Os testes antigênicos irão nos auxiliar, em conjunto com os demais dados clínico-epidemiológicos, no diagnóstico precoce da Covid-19, bem como na decisão para o isolamento social dos casos positivos”.

Os exames estarão disponíveis no Hospital de Campanha montando junto ao Pavilhão São Sebastião Mártir. A previsão é de que na próxima semana a Secretaria esteja com o protocolo deste novo teste pronto.

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO: Divulgação/OMS

Olá Jornal