Prefeitura terá Comissão de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Janine Niedermeyer
agosto26/ 2016

O Setor de Segurança do Trabalho, ligado à Secretaria Municipal da Administração, instituirá na Prefeitura de Venâncio Aires a primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA). A comissão é inédita entre as Prefeituras da região e está prevista a partir do Regulamento de Saúde e Segurança do Trabalho (RSST), criado em 2015.

De acordo com dados da Administração Municipal, apenas no último ano, 36 pessoas ficaram afastadas do trabalho por acidentes típicos, de trajeto ou doenças ocupacionais na Prefeitura. Os períodos variaram de dois dias a dois meses.

“A CIPA, desta forma, será órgão de apoio ao Setor de Segurança do Trabalho e do Serviço Médico Oficial, pois ela irá colaborar na implantação de ações em saúde do trabalhador, divulgar programas e projetos que visem à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, sensibilizar os servidores à adoção de hábitos e comportamentos seguros, dentre outras ações que auxiliem na redução desses índices e garantam um meio ambiente de trabalho mais equilibrado”, destacou o técnico em Segurança do Trabalho do município, Rafael Ody Haas.

Quanto à estrutura e organização, a CIPA da Prefeitura terá funcionamento semelhante à iniciativa privada, relata o Técnico em Segurança do Trabalho do Município. Será composta de forma paritária, por 1% dos servidores ativos do município, compreendendo representantes escolhidos pelo poder executivo municipal e outros eleitos pelos servidores.

A participação na CIPA não garante a seus membros estabilidade no serviço nem ensejará remuneração.

Fonte: AI PMVA / Foto: Daiana Nervo/ AI PMVA

Janine Niedermeyer