Prefeitura recebe biodigestores do projeto ‘Biodigestores nas Escolas’

Olá Jornal
agosto25/ 2020

A Secretaria de Meio Ambiente recebeu nesta segunda-feira, 24, 19 das 23 unidades de Biodigestores que serão instalados em Escolas Municipais de Venâncio, a partir do programa ‘Lixão Zero’ do Ministério do Meio Ambiente, que tem por objetivo promover a educação ambiental e o adequado gerenciamento dos resíduos produzidos nas escolas e residências, por meio de ações práticas e contínuas.

Os Biodigestores, que serão instalados nas escolas, transformarão resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante. A instalação dos equipamentos dependerá do retorno das aulas, pois o seu funcionamento depende da alimentação contínua de resíduos, que neste momento não está ocorrendo nas escolas. Diante das incertezas que a pandemia apresenta para a educação no Brasil, enquanto não é possível agendar as instalações, as Secretarias de Meio Ambiente e Planejamento trabalham na organização dos espaços escolares onde serão feitas as instalações – cercamento, limpezas, entre outros serviços – assim como, a Secretaria de Educação também está planejando algumas atividades à distância para que os alunos possam começar a compreender a teoria da biodigestão anaeróbia reforçando a importância da separação dos resíduos. O programa também contempla o Município com composteiras residenciais. O Programa de Compostagem Doméstica está em fase de adequação para a distribuição das 1,9 mil unidades que serão distribuídas nas residências de Venâncio.

Também está prevista a chegada dos 55 kits de lixeiras educativas com divisão ecológica para resíduos recicláveis, rejeitos e orgânicos que serão instaladas em escolas e praças públicas, sendo 49 nos educandários, três na Praça Cel. Thomaz Pereira (Matriz) e outras três na Praça Henrique Bender (Evangélica), sendo parte, também, do programa Lixão Zero. Para os próximos dias também estão previstas as entregas de um Triturador de galhos e duas motosserras que serão utilizadas para a melhoria da gestão de resíduos de poda de árvores (redução de demandas e volume de resíduos, transformação em serragem para a reutilização nas composteiras). E também, em fase de organização, estão em andamento os orçamentos para a base de sustentação e instalação da balança rodoviária eletrônica de controle e pesagem de material descartado na sede da Usina de Triagem de Resíduos, em Linha Estrela.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal