Prefeitura realiza avaliação nos Parquímetros

Olá Jornal
dezembro14/ 2017

Os 20 equipamentos de parquímetros instalados em Venâncio Aires passaram por uma vistoria técnica na manhã desta quinta-feira, 14. Acompanhado do servidor do Departamento de Trânsito João Araújo, o Supervisor Técnico da empresa, Everton Martins vistoriou todas as máquinas, analisando cada requisito necessário para garantir o funcionamento perfeito do equipamento.

O trabalho iniciou por volta das 8h e se estendeu ao longo da manhã com análise detalhada de cada um dos 20 tipos diferentes de testes e checagem feitos nos equipamentos. Apenas dois parquímetros apresentaram problemas nesta manhã, sendo o identificado como 007 que fica na calçada do Hospital São Sebastião Mártir na Rua Jacob Becker. A máquina apresentava travamento da impressora, provavelmente por ter sido colocado o cartão no local errado. Conforme o técnico, como o espaço onde sai à impressão do comprovante e a abertura para o cartão de estacionamento são próximos, muitas vezes ocorre do usuário trocar as aberturas o que ocasiona o travamento do papel.

Já a segunda máquina a apresentar problemas foi a do ID 013 que fica na esquina da Rua Osvaldo Aranha com Voluntários da Pátria. No equipamento a bobina de impressão foi ajustada e a máquina regularizada novamente. As 18 outras estavam todas dentro da normalidade, sem apresentar qualquer falha técnica ocasionada pelo sistema ou ainda pelo usuário.

Conforme Martins, o que mais ocorre na falha dos equipamentos é ocasionado por vandalismo. Muitas vezes, os técnicos encontram objetos inseridos nos parquímetros, como papel no local onde se deposita a moeda para pagamento, ou ainda na saída da impressora e até mesmo onde é inserido o cartão para pagamento. Além disso, o Supervisor relata que o equipamento possui um tempo de envio de dados da máquina para a nuvem do sistema e que enquanto ela faz este processo, que dura até 6 segundos, não se pode utilizar o parquímetro. “O tempo é curto, mas às vezes ocorre das pessoas depositarem moedas sem olhar a tela inicial e se ela ainda estiver enviando os dados da ultima marcação de tempo, a segunda tentativa não funciona e as pessoas já acham que a máquina está com problemas”, explicou.

Além deste episódio, outra ocasião muito questionada pela comunidade e a não aceitação de moedas. Martins salientou que é preciso colocar uma moeda por vez e com um espaço de tempo entre elas. “Os usuários não devem depositar as moedas uma atrás da outra logo porque acaba que uma ou outra moeda pode acumular no equipamento, e com isso ocorrer à travação ou o não aceite do níquel”.

Conforme Araújo a ideia é realizar esporadicamente esta verificação nas máquinas por amostragem. Ele salienta que os usuários podem auxiliar no bom funcionamento do equipamento, sendo cuidando do mesmo ou ainda avisando o Departamento de Trânsito e/ou a empresa sobre as dificuldades enfrentadas com o parquímetro.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal