Prefeitura quer vender escolas desativadas no perímetro rural

Guilherme Siebeneichler
fevereiro03/ 2018

Anualmente a Prefeitura de Venâncio Aires coloca à venda imóveis públicos, em tentativa de ampliar o caixa público. A última tentativa ocorreu no ano passado, quando o governo disponibilizou 10 terrenos para venda. Apenas um foi comprado, garantindo aos cofres municipais R$ 150 mil. Agora o leque de imóveis terá novas opções. Pelo menos quatro escolas municipais desativadas serão disponibilizadas em leilão, para interessados. O objetivo segue o mesmo, ampliar as fontes de receitas para o orçamento municipal.

A proposta passou por avaliação da Secretaria Municipal de Educação, que realizou visitas neste mês aos educandários fechados há pelo menos 10 anos. “São espaços que estão abandonados e há interesse dos moradores em adquirir. É importante salientar que os locais estão desativados e os alunos dessas localidades foram atendidos por outras escolas,” explica a secretária, Joice Battisti Gassen.

Os locais que serão incluídos no próximo pacote de imóveis municipais disponibilizados à alienação estão localizados em Linha América, Linha Cachoeira, Alto Sampaio e Linha Julieta. “São prédios mais antigos e terrenos menores, mas que poderão ser adquiridos por moradores dessas localidades, ou agroindústrias interessadas,” ressalta.
Conforme o poder público venâncio-airense, pelo menos três dessas escolas desativadas já possuem pessoas interessadas na compra. “São pessoas que participaram do programa Portas Abertas e relataram a vontade de comprar esses espaços,” argumenta Joice.

NOVAS VENDAS
Conforme a secretaria municipal da Administração, uma nova lei para a venda das áreas será elaborada e encaminhada ao Legislativo Municipal. O documento, além das escolas desativadas, contará com os terrenos não vendidos no último pacote de alienação. “Vamos avaliar os valores de mercado destes novos imóveis para elaborar a lei. Após aprovação queremos abrir os processos de venda,” explica a secretária Loreti Scheibler.

CEDÊNCIA
Das 43 escolas municipais atualmente em atividade em Venâncio Aires, outras 15 unidades escolares estão cedidas para uso das comunidades e associações das localidades. Esses espaços são repassados pelo Município ou Estado para a administração da comunidade. Estes locais são utilizados para reuniões e eventos, ou servem de apoio para os ginásios e locais comunitários. Estes espaços, já concedidos pela poder público, seguirão sob responsabilidade das comunidades. Entretanto, os locais possuem contratos renovados por períodos pré-definidos pela Administração Municipal.

ESCOLAS QUE ESTÃO NO PACOTE DE VENDA:

– Emef Jacob Becker (Alto Sampaio)
– Emef Walter Schlosser (Linha America)
– Emef São Joao Batista De La Salle (Linha Cachoeira)
– Emef Vidal de Negreiros (Linha Julieta)

* uma quinta escola poderá entrar no pacote, porém o espaço está cedido atualmente à comunidade.

Guilherme Siebeneichler