Prefeitura quer melhorar controle de itens do patrimônio

Olá Jornal
abril25/ 2018

Identificar e localizar cadeiras, mesas, computadores, estantes e poltronas. Este será o trabalho de uma equipe do governo municipal que faz análise do patrimônio de propriedade da Prefeitura de Venâncio Aires.
O objetivo é atualizar os locais e estado que se encontram os itens. Entram no levantamento também os prédios públicos e veículos. Uma ampla análise de tudo que pertence ao cidadão venâncio-airense está sendo realizada e deverá apontar qual o valor existente neste tipo de investimento. A última atualização ocorreu em 2012.

A secretaria municipal de Administração prepara mudança no controle de patrimônio do Município. A medida também é necessária por conta de materiais que não são encontrados, apesar de constarem na listagem do bens do Município.  Esta reorganização será feita ao longo do ano, e envolve uma equipe do Município, com assessoria do IGAM, que presta consultoria à Prefeitura.

“Queremos aprimorar o controle dos itens públicos, com o patrimônio da Prefeitura e melhorar a lista de objetos que pertencem ao Município,” argumenta a secretária de Administração Loreti Scheibler.

Além de catalogar, a equipe municipal quer melhorar o controle dos materiais pertencentes ao Município.
“Apesar de estar nos registros, por vezes não encontramos materiais. Por isso é preciso aprimorar este controle,” ressalta.

TCE
O próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) tem solicitado às prefeituras para que melhorem o controle do seu patrimônio. Por se tratar de investimento público, o controle e localização dos itens precisa ser aprimorado. Neste ano, o órgão de fiscalização já encaminhou aos Municípios a atualização do patrimônio.

CENTRAL NOVA
A Prefeitura também quer melhorar o setor de patrimônio, com o objetivo de aprimorar o armazenamento e controle dos itens. O objetivo é de criar um novo depósito, ainda em avaliação, e alocar junto o setor de almoxarifado. Ainda não está definido se o espaço será construído ou alugado, para abrigar o local. A estrutura atual não pertence mais ao Município. O prédio foi adquirido pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), em 2015.

NOSSO PATRIMÔNIO
O levantamento também engloba os bens imóveis da prefeitura. Uma atualização de valores ainda objetiva analisar o tamanho do patrimônio municipal. Entram na análise a atual estrutura, condições dos imóveis e terrenos. A atualização é realizada nos prédios da área urbana e também do perímetro rural. “Este é o nosso desafio, o município tem uma extensão territorial grande e muitas escolas no interior,” destaca Loreti.

CASO FEDERAL
Assim como na Prefeitura de Venâncio Aires, a Câmara dos Deputados está realizando inventário dos itens sob sua responsabilidade. Isso porque, lá em Brasília, a situação envolve até roubo de alguns materiais. Em Venâncio o sumiço de objetos e equipamentos também está sob investigação, por meio de sindicâncias.

Olá Jornal