Prefeitura projeta renovação da intervenção no Casva e ampliação dos alunos

Olá Jornal
agosto30/ 2019

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), realizou nesta sexta-feira, 30, uma visita  ao Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva). O gestor foi acompanhado da secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen (MDB) e do interventor e assessor administrativo da Secretaria Municipal da Fazenda, Egon Raul Sniedze. Desde maio a Prefeitura de Venâncio Aires é a mantenedora do espaço, após processo de intervenção. Atualmente 116 alunos estão matriculados na unidade escolar. Quando a prefeitura passou a fazer a gestão da escola, estavam sendo atendidos 85 alunos.

A visita dos representantes do poder público ocorreu para avaliar o período de intervenção, que deverá ser renovada em novembro. Atualmente o poder público projeta aumentar a oferta de vagas na unidade, a partir de avaliação das necessidades. “Ainda estamos no processo de ajustar as receitas com as despesas. A escola ainda registra déficit financeiro, mas queremos em conjunto avaliar uma nova entidade para assumir a gestão da escolas e o poder público continuar ajudando no financiamento das atividades,” argumentou o prefeito.

Segundo a secretária, a proposta é de ampliar as matrículas na escola ainda este ano. “Estamos avaliando as necessidades, melhorias nas salas de aula e até os funcionários que precisam ser contratados. O Município é o gestor atual, mas a gestão interna tem total participação nas decisões,” explica Joice.

 

 

O orçamento destinado neste ano à manutenção da entidade é de R$ 579,7 mil por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O recurso é utilizado para pagamentos de salários e encargos. Gastos com alimentação, nutricionista, manutenção, material de higiene são pagos com recursos arrecadados com as contribuições dos pais. A estrutura das escolas da rede municipal também está sendo utilizada no Casva, em especial ao apoio profissional de nutricionista, coordenadores pedagógicos e psicólogos.

“O grande ganho após a intervenção do Casva pela prefeitura foi no aumento dos atendimentos. Queremos discutir formas de melhorar o financiamento da escola, para conseguir aumentar a oferta de vagas. Esta é uma escola grande, com boa estrutura e profissionais de referência,” destacou o prefeito Giovane Wickert.

A situação do Casva, em um primeiro momento envolvendo a falta de recursos, iniciou em 2017. No entanto, no mesmo ano o Governo Municipal garantiu aumento nos repasses do Fundeb. Ainda neste ano, o Rotary Venâncio Aires, mantenedor da unidade escolar, manifestou que não iria mais fazer a gestão do espaço. Com isso a Administração Municipal discutiu com representantes da Associação de Pais e Mestes do Casva e com o Ministério Público medidas para garantir a continuidade dos atendimentos.

Olá Jornal