Prefeitura prepara novo projeto de revitalização da Praça Matriz

Guilherme Siebeneichler
fevereiro03/ 2017

Nesta sexta-feira, 03, a equipe de arquitetos da secretaria do Planejamento ouviu demandas da comunidade para melhorias na praça Coronel Thomaz Pereira (matriz). A audiência pública busca preparar um novo projeto arquitetônico para a revitalização do espaço central. Prevista em licitação realizada em 2015, a obra de reforma foi contemplada no mesmo edital, porém problemas no projeto levaram o atual governo a rever a proposta.

Com apoio da Caixa Econômica Federal, que repassa os recursos, será avaliada a abertura de uma nova licitação para escolha de empresa ou a manutenção do mesmo contrato, porém, sob novo projeto arquitetônico. A secretária do Planejamento, Jalila Böhm Heinemann, acompanhada das arquitetas, Sabrina Assmann Lück e Simone Patrícia Becker Rech destacaram os pontos principais da revitalização. O objetivo é de realizar uma nova audiência para apresentação do projeto de reforma, a partir das demandas já apresentadas pela comunidade.

O projeto original da praça, feito em 1889, será mantido, buscando garantir o resgate histórico do município. Os banheiros públicos serão demolidos e um novo prédio será erguido para receber os sanitários. Atualmente são destinados para a obra R$ 300 mil. A acessibilidade, passeios públicos e instalações serão as ações prioritárias no trabalho. Familiares de personalidades locais acompanharam os debates. Entre eles, o bisneto de Thomaz Pereira, que dá nome ao local. Alvaro Koslowski Júnior solicitou empenho da prefeito para recolocação do busto em homenagem ao seu bisavô. O monumento foi roubado há três anos e não foi recolocado.

Além disso, bancos originais da época de criação da praça também serão destinados ao local. Duas unidades estão no Museu e outros dois no Parque do Chimarrão. O chafariz também receberá atenção especial.

O Município também avalia, em segundo momento, a reforma do calçadão. O projeto depende de recursos que serão captados junto a deputados, por meio de emendas, ou projetos federais.

 

Guilherme Siebeneichler