Prefeitura Mirim: Gestores participam de intensa agenda

Olá Jornal
novembro23/ 2017

As atividades dos Administradores Mirins foram intensas nesta quarta-feira, 22, onde os Secretários da Fazenda, do Planejamento, da Obras e ainda da Agricultura prepararam roteiros que incluíram vistorias, reformas, enterro de animais e ainda funcionamento do britador. Os gestores puderam conhecer também os departamentos da Prefeitura e despachar junto ao titular da pasta e ao Prefeito Giovane Wickert e o Vice Celso Krämer.

Com curiosidades e questionamentos, os pequenos secretários coletaram diversas informações que irão compartilhar com as comunidades escolares ao final do Projeto. Participaram das ações os alunos, Fernanda Eichler, Raquel Lopes, Luana Assmann e Cauã Betti.

Secretaria de Planejamento

A aluna da E.M.E.F. José Duarte de Macedo Luana Assmann aprendeu um pouco da rotina agitada da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Acompanhada da Secretária Jalila Heinemann, a aluna conheceu a equipe e o funcionamento protocolar da pasta e depois pode acompanhar o trabalho dos Fiscais de Obras nas vistorias. Luana foi verificar a regularização de uma residência que colocou piso tátil na calçada e ainda outras duas obras que solicitaram a verificação do projeto de fossa e filtro. No local, ela recebeu informações técnicas do trabalho e do porque é necessária a vistoria e o funcionamento dos projetos.

Após, a Secretária Mirim esteve na Praça Evangélica onde acompanhou a vistoria das luzes de LED que foram instaladas e que vão ser inauguradas nesta noite. Luana encontrou o Secretário Mirim de Obras, Cauã Betti e juntos conversaram com a Primeira-Dama Cristiane Wickert que trabalhava na instalação das decorações natalinas. O roteiro seguiu ainda para o Bairro Santa Tecla onde as Secretárias, titular e mirim, fiscalizaram a obra de macrodrenagem e de pavimentação.

Secretaria da Fazenda:

À tarde da estudante da E.M.E.F. Otto Gustavo Daniel Brands, Raquel Lopes, foi recheada de números e informações sobre tributos. Apesar da técnica da Secretaria, a aluna não se intimidou e fez diversos questionamentos à equipe do Secretário Eleno Stertz. No Gabinete, Raquel afirmou estar gostando de aprender sobre o funcionamento dos impostos, do orçamento e de todos os trâmites da pasta e sugeriu ideias ao gestor titular.

Raquel visitou os departamentos, acompanhou o atendimento no Protocolo Principal da Prefeitura e participou de uma reunião no Gabinete do Vice-Prefeito Celso Krämer trocando ideias também com o Prefeito Giovane Wickert. Ela ainda auxiliou Stertz nos despachos da Secretaria e nos ofícios de respostas ao Legislativo.

Secretaria de Agricultura:

A Secretária Mirim de Agricultura Fernanda Eichler acompanhou, na tarde dessa quarta-feira, 22, a rotina da Secretaria de Agricultura. A estudante da E.E.E.M Crescer conheceu o trabalho da Patrulha Agrícola que está sendo realizado na localidade de Rincão de Souza, nos acessos às propriedades.

O Secretário da pasta André Kaufmann levou Fernanda para conhecer o parque de máquinas, algumas pedreiras e explicou o processo de extração de material do arroio que está sendo realizado na Linha Duvidosa, material que está reparando as estradas do interior.

A estudante ficou admirada com a dimensão do município, os diversos pontos que a secretaria precisa atender, e os pontos distintos do interior. “Eu imaginava algo mais na Prefeitura, na sala. Mas não, é bem o contrário, muita coisa pra cuidar, tomar conta, e são várias demandas diferentes que precisam ser atendidas. É um trabalho muito importante que eu não fazia ideia de como funcionava”, destacou Fernanda.

SISP

Cauã Betti, foi escolhido pelos gestores mirins como Secretário mirim da pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos, e na tarde desta quarta-feira acompanhou os trabalhos do Secretário titular da pasta Renato Golmann. Depois de conhecer a estrutura administrativa da SISP, Cauã e Renato passaram pela oficina da secretária, e dirigiram-se até a praça Henrique Bender onde encontrou a Secretária Mirim do planejamento Luana Assman  e juntos acompanharam a vistoria das luzes de LED que foram instaladas e juntos conversaram com a Primeira-Dama Cristiane Wickert que trabalhava na instalação das decorações natalinas.

As próximas vistorias feitas pela dupla Golmann e Betti, foram em melhorias das vias nos bairros Cel Brito e Sta Tecla, a tarde de acompanhamento encerrou com visita ao britador do Cerro do baú. Cauã Betti é aluno da E.E.E.F Professora Leontina do bairro Sta Tecla.

Olá Jornal