Prefeitura Mirim encerra com atendimento à comunidade

Olá Jornal
novembro24/ 2017

A sexta-feira, 24, ficará para sempre na memória dos 14 alunos que participaram da 1ª edição do Projeto ‘Prefeitura Mirim’. Foi o último dia das atividades, mas também foi o dia mais aguardado: Era o momento de atender ao cidadão no “Gabinete de Portas Abertas” e encerrar o projeto com chave de ouro.

No início da manhã, os gestores mirins fizeram uma avaliação do Projeto onde cada um pode relatar suas experiências e ainda pontuar ideias para a próxima edição, sendo a principal observação dos estudantes o período da realização das atividades: Todos pediram para que o ‘Prefeitura Mirim’ disponibilize mais dias de contato entre os alunos e os gestores titulares.

Depois de trocarem experiências, os Secretários Mirins e ainda o Prefeito e a Vice-Prefeita Mirim deram início aos atendimentos. Em média 60 pessoas procuram resolver suas demandas no programa que ocorre todas as sextas-feiras das 9h até às 11h30min.  Acompanhados pelos Secretários, os estudantes conversaram com os cidadãos e ainda encaminharam solução de demandas.

Próximo das 11h, a comunidade que aguardava para atendimento foi convidada a prestigiar o momento da diplomação e do discurso de despedida dos Mirins. Os 14 alunos receberam medalha e certificado de participação das mãos do Prefeito Giovane Wickert, do Vice Celso Krämer e dos Secretários. O gestor mirim eleito Prefeito com mais de 22 mil votos, Lucas de Brito, agradeceu a oportunidade de conhecer o dia-a-dia da Prefeitura. “Isso pode influenciar as crianças a fazerem boas coisas. Este projeto pode influenciar uma criança para ser o prefeito de Venâncio Aires, um político ou gerenciar o país. Eu apoio este projeto”, disse.

Criado com o intuito de promover cidadania e oportunizar com que os alunos pudessem conhecer e participar da rotina administrativa da Prefeitura, o Projeto alcançou o objetivo inicial de mobilizar a comunidade, os estudantes e os gestores públicos. Foram cinco dias de trocas de experiências, de questionamentos, perguntas, ideias e visitas que despertaram nos alunos ainda mais vontade de conhecer, participar e aprender e impulsionaram os servidores e gestores a fazerem mais e oportunizar novas ferramentas de cidadania no Município.

Wickert relatou as agendas de compromissos que Lucas realizou com ele e destacou o comprometimento e o interesse do pequeno aluno do 6º ano da EMEF Dois Irmãos em saber cada detalhe da rotina de quem comanda o Município. “As pessoas tem uma concepção da política muita alheia da realidade. Parece que quanto mais longe da vida pública melhor. A política é a arte de ocupar espaços. Alguém vai ser o Prefeito da cidade, alguém será o vereador. E nós precisamos que boas pessoas ocupem estes espaços porque precisamos nos reinventar e dar um passo para frente buscando fazer melhor para todos”, disse o Prefeito ao agradecer os estudantes por participarem do projeto e inspirarem a equipe.

PROJETO PREFEITURA MIRIM

Idealizado pela Coordenadoria de Comunicação em parceria com o Gabinete do Prefeito e com a Secretaria de Educação, o Projeto nasceu da vontade de oportunizar aos estudantes de 6º ao 9ª das escolas do Município a vivência e o conhecimento do funcionamento da Prefeitura.

O projeto foi apresentado às escolas e cada uma que optou por participar inscreveu um estudante que passou pelo processo eletivo no site da Prefeitura. Em 15 dias de votação, o projeto alcançou 110mil votos e elegeu Lucas de Brito como Prefeito Mirim com 22 mil 132 votos e Caroline Lenz Machado como Vice-Prefeita com 19.978 votos. Os outros 12 participantes ficaram como Secretários Mirins e foram instituídos em cada pasta no primeiro encontro deles na Prefeitura.

Depois de empossados, os estudantes realizaram atividades nas pastas acompanhados pelos Secretários titulares. Houve visitas, reuniões, saídas de campo, vistorias em obras e estradas e ainda atendimento ao público.

Com envolvimento da comunidade escolar a da sociedade de forma geral, a perspectiva do Governo Municipal é realizar a edição de 2018 com um período maior de atividades, conforme pedido dos estudantes.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal