Prefeitura investe em políticas de segurança da informação

Janine Niedermeyer
outubro05/ 2016

A Prefeitura de Venâncio Aires, através da Secretaria de Administração, tem feito vários investimentos no campo de Tecnologia da Informação, principalmente na aquisição de programas (software antivírus) e hardware (Firewall).

Os últimos investimentos que visam a atender os serviços municipais foram a aquisição de uma estrutura capaz de assegurar e proteger toda a informação utilizada nos sistemas das secretarias, escolas e postos de saúde.

Para isso, foram instalados 60 km de fibra óptica e interligado, via rádio, todo o interior. O novo equipamento permite a conexão de até 500 usuários simultâneos, com toda a segurança, controle de acessos e banda.

“Numa era onde ataques e sequestro de informações estão em voga, até em nível internacional, nosso firewall permite segurança total das informações”, ressalta o secretário Leandro Pitsch.

Para acompanhar o processo dos aplicativos de gestão, os servidores da secretaria vem passando por treinamentos a fim de que os programas fiquem protegidos de ataques nas duas bordas, seja Internet e usuário.

Durante esta quarta-feira, 5, a equipe recebeu a visita do analista de projetos, Vinicius Batistela, da empresa Teevo, de Caxias do Sul. Segundo ele, os investimentos realizados em software e aplicativos de gestão, como antivírus e controle de acessos, geram tranquilidade para os próximos anos.

Atualmente a Prefeitura tem cerca de 250 usuários simultâneos em rede e agora está apta a dobrar esta capacidade. As informações acessadas são visualizadas em tela de 50 polegadas com controle absoluto do fluxo de informações e em tempo real.

“É mais segurança para os dados da Prefeitura, melhor qualidade de serviço para os servidores e isso reflete diretamente no atendimento dos munícipes”, avalia Pitsch.

Com as novas implementações, foram investidos R$ 60 mil, aplicados em treinamentos e sistema de antivírus. O novo equipamento permite uma melhor interligação e integração entre Prefeitura e Secretarias, o que amplia a troca de dados e segurança das informações armazenadas. (AI PMVA)

Foto: Rui Borgmann/ AI PMVA

Janine Niedermeyer