Prefeitura inicia nos próximos dias a instalação de pontos biométricos em espaços públicos

Olá Jornal
julho11/ 2019

A Administração Municipal vai iniciar nos próximos dias a implantar mais de 100 equipamentos para registro biométrico da carga horária nas repartições públicas. O sistema garantirá melhor acompanhamento do cumprimento dos turnos de trabalho no Município. A instalação será feita pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, que teve na última sessão autorizada a contratação de um funcionário temporário para colaborar nesta implantação.

No total a Prefeitura de Venâncio Aires adquiriu ainda em junho 110 relógios ponto com sistema de biometria. A aquisição garante a implantação do sistema em todos os espaços públicos municipais, além de garantir um sobra para manutenção. Um roteiro de implantação foi criado pela Secretaria Municipal de Administração, que coordena as ações.

Os primeiros a receber os novos equipamentos serão implantados nos departamentos administrativos e secretarias, o anexo fiscal junto ao Fórum. Após, as 12 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) terão implantados os relógios digitais. Na sequência serão instalados nos setores de Almoxarifado e Patrimônio, Secretaria de Educação, postos de saúde, Unidades de Atendimento Social e o Parque Municipal do Chimarrão.

Por último, o sistema biométrico será instalado nas 24 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). “Esta última etapa engloba os prédios públicos que estão mais afastados da sede administrativa. Isso também demanda uma estrutura técnica diferente, o que é facilitado na área urbana e algumas localidades do interior que já estão conectadas na rede administrativa. Será um avanço, vamos acabar com grande parte do registro de ponto em livros,” destaca a secretária municipal de Administração, Loreti Scheibler (MDB).

A compra dos equipamentos para ampliar o controle de carga horária em Venâncio Aires foi garantida por meio de recursos financiados pelo Banco do Brasil. Na última semana a instituição bancária fez a vistoria dos equipamentos e liberou a instalação.

FEDERAL
A exemplo do Município, outras Prefeituras no país ampliaram a instalação de sistema biométrico para o controle de ponto. No Estado, as escolas públicas começaram a receber equipamentos para o controle. Entretanto, na última semana o Governo Federal anunciou que os servidores públicos federais de todo o Brasil serão obrigados a bater o ponto por meio eletrônico. A exigência vai atingir 410 mil funcionários de um total de 580 mil servidores do Executivo que estão efetivamente trabalhando no governo federal.

O processo de implantação do controle de frequência eletrônico para todos os servidores deve durar 12 meses e vai pôr fim em definitivo ao controle do ponto que é feito ainda em papel em boa parte dos órgãos do Executivo. Ficarão de fora do controle de frequência os 146 mil professores das universidades públicas federais, que já eram dispensados de bater ponto, de acordo com norma anterior que não foi alterada.

Olá Jornal