Prefeitura faz intervenção no Casva para manter atividades

Olá Jornal
maio18/ 2019

A Prefeitura de Venâncio Aires passa a ser a mantenedora do Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva). Até então, o espaço era mantido pelo Rotary Club Venâncio Aires. Nesta quinta-feira, uma reunião entre representantes do Município, da entidade e do clube de serviços definiu o futuro da entidade. Com isso, um decreto de intervenção foi assinado pelo prefeito Giovane Wickert (PSB), onde um interventor foi nomeado para gerenciar a instituição, que além de recursos privados, também recebe recursos público. O prazo do decreto é de 180 dias.

O orçamento destinado neste ano à manutenção da entidade é de R$ 579,7 mil por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O recurso é utilizado para pagamentos de salários e encargos. Gastos com alimentação, nutricionista, manutenção, material de higiene são pagos com recursos arrecadados com as contribuições dos pais.

Segundo o prefeito Giovane Wickert (PSB) o processo de transição será realizado nos próximos dias e a intervenção foi feita de forma amigável. O Município nomeou como interventor o assessor administrativo da Secretaria Municipal da Fazenda, Egon Raul Sniedze. “Foi feito este procedimento para garantir o andamento das atividades, sem prejudicar os trabalhos e atendimentos. É um momento importante, porque o Casva é a nossa primeira creche e precisava de suporte.”

A unidade escolar possui capacidade para atendimento de 120 crianças. No momento são atendidos 85 alunos. A situação do Casva, em um primeiro momento envolvendo a falta de recursos, iniciou em 2017. No entanto, no mesmo ano o Governo Municipal garantiu aumento nos repasses do Fundeb. Ainda neste ano, o Rotary Venâncio Aires, mantenedor da unidade escolar, manifestou que não iria mais fazer a gestão do espaço. Com isso a Administração Municipal discutiu com representantes da Associação de Pais e Mestes do Casva e com o Ministério Público medidas para garantir a continuidade dos atendimentos.

Olá Jornal