Prefeitura de Venâncio fará turno único a partir de julho

Guilherme Siebeneichler
junho20/ 2016

Anteriormente a adoção de turno único (7h30min/13h30min) era estipulada pela Prefeitura por meio de decreto. A partir de recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) agora um projeto de lei é encaminhado ao Legislativo para votação e autorização da proposta. Conforme o prefeito Airton Artus, a partir do dia 1º de julho terá inicio o turno único no Município para algumas repartições públicas.

O objetivo é de reduzir os gastos públicos. Anualmente, entre as alternativas encontradas pelos gestores municipais está a adoção de horário unificado de trabalho. As seis horas de serviço tem garantido economia de recursos as Prefeituras. Em Venâncio Aires essa situação não é diferente, especialmente neste ano em que a economia nacional segue enfraquecida, atingindo os repasses municipais. Está na Câmara de Vereadores um projeto de lei que irá nortear a proposta.

Para Artus, inicialmente o turno único será realizado em duas secretarias. “Estarão em turno único as secretarias de Agricultura e Obras, especialmente na utilização de máquinas. Além disso, o prédio principal da Prefeitura atuará no horário diferenciado. Saúde e Educação não estão incluídas.”

ECONOMIA

A previsão feita pela secretaria de Administração é de garantir uma economia superior aos R$ 450 mil até o fim do ano só com a utilização de máquinas, uma vez que o serviço pode ser realizado sem intervalo. Segundo o secretário, Leandro Pitsch, o turno único garante equilíbrio das contas. “Não se tem prejuízo nos atendimentos a população. É uma maneira eficiente de economizar e manter os serviços públicos,” destaca.

BLINDAGEM

Para Pitsch a situação econômica do país só não está pior porque os municípios estão gerindo melhor os recursos públicos. “Venâncio está blindado, não estamos perdendo qualidade nos serviços públicos. É preciso manter o equilíbrio das contas. O Brasil só não parou porque os municípios estão trabalhando”.

Foto: Théo Guterres

Guilherme Siebeneichler