Prefeitura estimula doações do IR através da campanha “Imposto do Bem”

Olá Jornal
dezembro18/ 2018

Venâncio Aires poderia destinar mais de R$1 milhão as entidades assistenciais através do Imposto de Renda, porém um pouco menos de R$40 mil foram arrecadados no último ano. O imposto dos cidadãos da Capital Nacional do Chimarrão vai para o bolo em Brasília e retorna aos poucos para cá. Por isso, a Prefeitura juntamente com a Associação dos Contabilistas e a Delegacia do CRC criaram uma campanha para estimular a doação de 6% por contribuinte até o final deste mês.

Intitulada “Imposto do Bem” a campanha visa impulsionar que as pessoas físicas deduzam até 6% do IR devido para doações ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), ou para o Fundo Municipal do Idoso ou ainda para o Fundo Municipal da Cultura. Os interessados têm até o dia 29 de dezembro para depositar o valor na conta de uma das entidades e após, na hora de fazer a declaração, é só apresentar o comprovante de doação.
A Campanha explica ainda que pessoas jurídicas também podem participar. Estes possuem o limite de até 1% do IR, a declaração deverá ser feita sobre o lucro real da empresa informando o desejo ao contador responsável. Quem destinar ainda neste mês terá a doação enviada diretamente para a entidade escolhida, quem optar por fazer no ano seguinte dentro do prazo do imposto de renda terá seu recurso enviada para Brasília e em até cinco meses o valor retorna as entidades.

O lançamento da campanha, na última sexta-feira, 14, reuniu lideranças, contadores, empresários e representantes de entidades na sala de reuniões do Gabinete, onde o Secretário da Fazenda Eleno Stertz explicou sobre a campanha e a forma do cidadão auxiliar as entidades. Além dele, a Presidente da Associação dos Contabilistas do Município, Aline Gauer, também destacou a importância da doação e a forma como contadores podem auxiliar seus clientes para destinar o IR devido.

O Prefeito Giovane Wickert parabenizou a iniciativa das Secretarias da Fazenda, Habitação e Desenvolvimento Social que buscaram uma forma criativa e sem custo para estimular a ajuda as entidades e com isso manter recursos girando na economia do Município. “Cada um pode e deve fazer sua parte para ajudar entidades tão importantes para a nossa sociedade. Muitas vezes as pessoas querem auxiliar, querem ajudar, mas desconhecem a forma. E a campanha será muito útil para que as pessoas da comunidade conheçam a possibilidade de doar através do imposto devido e assim escolher para onde irá o recurso do seu imposto. É a decisão na mão do povo”, salientou.

No site da Prefeitura de Venâncio Aires há uma página dedicada para a campanha com todos os passos para participar e ainda uma calculadora que ajuda o cidadão a calcular o valor do imposto que poderá ser doado.

Olá Jornal