Prefeitura de Venâncio vai terceirizar modernização da iluminação pública

Olá Jornal
julho16/ 2019

A Prefeitura de Venâncio Aires espera realizar em até dois meses um processo de licitação para contratar empresa que irá melhorar o sistema de iluminação pública. A proposta é de garantir substituição de equipamentos nos postes, por novos e de melhor tecnologia, além de trocar lâmpadas convencionais por de LED. Esta contratação ocorrerá para garantir melhor estrutura na rede atual, administrada pelo Município. Entretanto, a equipe terceirizada não vai atuar na manutenção da rede pública, este serviço seguirá sendo executado pelo departamento de eletrificação da Administração Municipal.

Conforme o prefeito, Giovane Wickert (PSB), mesmo se houver andamento na Parceria Público-Privada da Iluminação, que está suspensa por medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), a prefeitura irá realizar a contratação de uma terceirizada. “Não vamos esperar a decisão do TCE para garantir melhoramento da rede de iluminação pública. Queremos garantir nova tecnologia neste serviço.”

Nos próximos dias, um estudo das necessidades da rede será realizado por empresa responsável por projetos técnicos. “Será feito um diagnóstico das necessidades para melhorar e aprimorar a nossa rede nos pontos mais importantes da cidade, e no perímetro rural. Estamos trabalhando para garantir mais agilidade na prestação dos serviços a nosso comunidade, quando o assunto é a iluminação,” destaca.

O modelo de terceirização da melhoria e modernização da rede de iluminação pública é adotado por outras prefeituras. A proposta local objetiva melhorar a tecnologia, e agilizar a substituição de lâmpadas, por outras de melhor tecnologia. O objetivo também é de baratear os serviços.

Segundo o prefeito, a gestão terceirizada da iluminação pública permitirá a longo prazo o gerenciamento informatizado do setor. A proposta é de garantir a manutenção preventiva e corretiva, cadastramento georreferenciado dos pontos locados em mapas digitais, além de modernização e ampliação da rede, oferecendo segurança e conforto para os munícipes, com melhoria na qualidade da iluminação; utilização dos recursos públicos; destinação adequada de materiais prejudiciais ao meio ambiente e utilização de luminárias LED, mais econômicas e sustentáveis e modernização do serviço.

Olá Jornal