Prefeitura de Venâncio vai adquirir mais 1,5 mil testes rápidos para Covid-19

Olá Jornal
maio02/ 2020

Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires realiza a compra de 1,5 mil testes rápidos para identificar o novo Coronavírus (Covid-19). As unidades serão compradas por meio do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Conforme o secretário municipal da Saúde, Ramon Schwengber (PSB), os kits devem ser entregues até a primeira quinzena de maio.

Os materiais se somam aos 150 exames rápidos já adquiridos pela Prefeitura de Venâncio Aires, na última semana. Outros 80 foram encaminhados ao Município por meio do Estado. “Os testes são importantes para ampliar a amostragem de casos e agilizar a identificação de novos pacientes com a doença, buscando monitorar de forma mais efetiva a circulação do vírus,” explica o gestor.

Em entrevista ao Olá Jornal na última semana, o prefeito Giovane Wickert (PSB), destacou que o Município está priorizando investimentos para o enfrentamento da doença, incluindo os testes rápidos. “Havia uma dificuldade de fornecedores, mas isso foi vencido por meio do Cisvale. Com isso, queremos realizar testes de forma ampliada, além dos profissionais da saúde e idosos, como priorizava o Governo do Estado,” destaca.

Venâncio Aires já ultrapassou os 20 casos confirmados da doença, com duas mortes confirmadas. Os testes são importantes para ampliar amostragem dos pacientes e garantir tratamento mais eficaz.

Aliado a isso, o prefeito destaca a criação de serviços para atendimento dos casos suspeitos. “Equipamentos um ambulatório, garantimos investimentos, mobilizamos os profissionais da saúde, estamos distribuindo máscaras e garantidos por meio do Estado novos leitos de UTI. É um esforço para tentar diminuir a circulação do vírus. Juntos vamos vencer esta batalha e por isso a participação da população em medidas de proteção são fundamentais,” afirma.

MAIS KITS
O Governo do Rio Grande do Sul confirmou na sexta-feira, 24, a chegada de 85 mil testes rápidos. O estado já soma o recebimento por meio do Ministério da Saúde de 130 mil testes.

Olá Jornal