Prefeitura de Venâncio quer ampliar ações de proteção das nascentes do Arroio Castelhano

Olá Jornal
junho03/ 2020

O Olá Jornal inicia uma nova série de reportagens ao longo de junho, mês do Meio Ambiente. Em Venâncio Aires ações e medidas buscam colaborar na proteção de ecossistemas e garantir a regeneração de espaços degradados. Uma das iniciativas implantada desde 2018 busca recuperar nascentes de água, que acabam abastecendo o Arroio Castelhano. A principal fonte de captação do município possui na sua bacia mais de 240 pontos onde brota água e acaba ajudando no abastecimento do arroio.

Até agora parcerias entre Emater, Prefeitura, Sicredi, Rotary e Corsan, já garantiram proteção à 14 nascentes do Castelhano. Nos próximos meses serão outras três que receberão ações do tipo. Além de garantir abastecimento e melhor qualidade, o trabalho busca manter os pontos com água e ajudando a manter o fluxo contínuo para o arroio principal. Com mais de 100 quilômetros, a corrente que garante água aos venâncio-airenses, nasce no município e termina no território local. Desta forma, cabe aos moradores da cidade garantir a sua proteção.

Pensando em forma de preservar a qualidade dos recursos hídricos, o Governo Municipal busca novas parcerias com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para continuar o trabalho no perímetro rural, alcançando mais nascentes. Para o prefeito, Giovane Wickert (PSB), a ação precisa passar a ser uma política do Município e não de governo. “Ações deste tipo precisam ser mantidas. Enfrentamos uma das piores secas dos últimos 40 anos e o nosso Castelhano foi guerreiro. A proteção das nascentes foi fundamental, é ainda inicial mas tem garantido abastecimento em locais onde já não existia água para consumo humano.”

Conforme o gestor, os trabalhos já realizados garantem água para as comunidades. “Este projeto é muito importante e onde ocorre se verifica uma melhora na abastecimento para as famílias, e proteção para o arroio, já que a água escorre e ajuda no abastecimento do Castelhano. Por isso, manter este projeto, como sendo uma ação do Município, de forma permanente, trará frutos importantes para o futuro,” destaca.

PROTEÇÃO
Desde 2018, a partir da nomeação do Comitê das Nascentes do Arroio Castelhano – Portaria Nº 24.991 de 3 de maio – um trabalho minucioso de estudos e mapeamentos de propriedades do interior de Venâncio Aires com vertentes naturais iniciou com o objetivo de garantir proteção e controle dos mananciais, desenvolvendo planos e ações públicas para a recuperação de nascentes do Arroio Castelhano.

A proposta inclusa no programa aborda também a promoção de pesquisas, o fomento de projetos para análises da qualidade da água, preservação e proteção da mata nativa e orientações gerais para um melhor abastecimento de água no futuro da Capital Nacional do Chimarrão. Até agosto do ano passado, foram catalogadas ao todo 243 nascentes e destas, 14 já foram recuperadas pelo Programa Municipal de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano. Três estão em processo de recuperação – Linha Sapé, Vila Deodoro e Linha Arroio Grande –, a partir de uma parceria entre Executivo, Sicredi e os clubes de Rotary da cidade.

FOTO: Leandro Osório/ AI PMVA

Olá Jornal