Prefeitura de Venâncio prepara novos programas habitacionais

Janine Niedermeyer
março22/ 2017

O Governo Municipal prepara ações para reativar as construções por meio do Minha Casa, Minha Vida. Venâncio Aires nos últimos oito anos recebeu investimentos voltados para as famílias de baixa renda. Porém, com a contenção de gastos federais, novas opções de financiamento foram lançadas, com faixas salariais mais altas.

A prefeitura prepara uma triagem com o objetivo de analisar os cadastros de famílias e dividir a demanda por moradias. Entre as alternativas é buscar o repasse de áreas municipais para a construção de imóveis na faixa 1,5 do programa habitacional, com renda até R$ 1,8 mil.

A proposta do prefeito Giovane Wickert (PSB) é de fomentar o setor da construção civil, aliado as contratações de trabalhadores e aquecimento do comércio. Segundo levantamento preliminar da Administração Municipal, atualmente estão incluídas cerca de 3 mil pessoas no Cadastro Único (banco de dados que reúne moradores que buscam algum tipo de benefício social, incluído moradia, bolsa família e auxílios). A estimativa é de que até 25% dos cadastrados se enquadram no Minha Casa, Minha Vida faixa 1,5.

“Já há construtoras comercializando imóveis nesta faixa, queremos oferecer terrenos do Município e conseguir diminuir o preço das unidades habitacionais. É uma contrapartida da Prefeitura para fomentar este tipo de programa,” explica Wickert.

SELEÇÃO

A prefeitura também pretende convocar novamente os cadastrados na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, com o objetivo de realizar triagem das necessidades. A medida é apontada como fundamental para mapear os programas que terão que ser desenvolvidos pelo governo, como prioridade.

“Vamos fazer uma divisão por necessidades, há pessoas que estão no cadastro que precisam de recursos para reformas, outras querem um apartamento ou terreno. Por isso vamos realizar um pente-fino”, argumenta.

LOTEAMENTOS

Outro projeto em desenvolvimento no governo é a retomada dos programas habitacionais que destinam terrenos aos moradores de baixa renda. A proposta é de ocupar áreas públicas para a construção de novos loteamentos populares.

O objetivo é de garantir, ao menos, área para novas construções populares. O projeto é apontado como alternativa a falta de imóveis populares construídos entre a Prefeitura e o Governo Federal. Nos programas anteriores, o custo do imóveis era subsidiado pela União, garantido parcelas de até R$ 50 para famílias com renda de até um salário mínimo.

No total, Venâncio Aires construiu por meio do Minha Casa, Minha Vida 640 unidades habitacionais, em três conjuntos populares (Por do Sol, Altos da Aviação e Bela Vista).

Foto: Maicon Nieland/ Arquivo Olá

Janine Niedermeyer