Prefeitura de Venâncio prepara a compra de 150 mil máscaras para distribuição

Olá Jornal
abril23/ 2020

A Prefeitura de Venâncio Aires vai unir duas ações em uma. Garantir alternativas de renda para costureiras, artesãos e empresas, além de distribuir máscaras para proteção da população do município. O assunto está sendo detalhado desde a última semana e vai permitir a compra de 150 mil unidades. Serão 100 mil máscaras compradas de empresas registradas na cidade, e outras 50 mil, de artesãos e costureiras individuais. O material é utilizado como proteção para a população e busca diminuir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19). O item terá a sua utilização obrigatória para circulação nas ruas, mercados e estabelecimentos comerciais.

A informação foi confirmada ao Olá Jornal na última sexta-feira, 17, pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que detalhava junto com a equipe da Prefeituras, as formas de contratação e
modalidades de editais públicos. Os recursos serão garantidos por meio da Secretaria Municipal da Saúde e de verba própria do Município. O processo de aquisição deve ser detalhado nos próximos dias.

Conforme Cláudio Soares, a compra das unidades busca garantir alternativa de renda aos profissionais autônomos e as empresas de confecções da cidade, frente a nova necessidade. “Este é um mercado que foi aberto nos últimos dias, a partir da exigência de utilização das máscaras, a Prefeitura também quer estimular
oportunidades de renda junto às empresas, artesãos e costureiras individuais.”

DISTRIBUIÇÃO
De acordo com Soares, as 150 mil unidades serão distribuídas gratuitamente no município. Os itens serão disponibilizados nos postos e unidades básicas de saúde, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no próprio hospital São Sebastião Mártir (HSSM). “Será uma forma de ampliar o acesso da população a este item de segurança que passa a ser exigido pelo poder público, como essencial para a circulação,” explica.

COMÉRCIO
A secretaria também articulou junto com empresários do município, a compra e distribuição de 10 mil unidades de máscaras de proteção que serão disponibilizadas nos estabelecimentos comerciais. “Neste caso, o item será disponibilizado para aquele cliente que não possui e precisa realizar comprar no nosso comércio,” destaca.

A pasta municipal também trabalha no auxílio aos empresários do ramo de confecção buscando garantir abertura de novos mercados em âmbito estadual. A expectativa é de que nos próximos dias serão fabricadas na cidade mais de 600 mil máscaras que serão direcionadas para suprir demandas de unidades hospitalares gaúchas.

Olá Jornal