Prefeitura de Venâncio monta centro para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios

Olá Jornal
março18/ 2020

Com o objetivo de aumentar ainda mais a prevenção dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir o fluxo de pacientes com sintomas de doenças respiratórias nos postos e UPA, a Prefeitura disponibilizará a partir da próxima sexta-feira, 20, um centro transitório de atendimento para pacientes com sintomas respiratórios no Pavilhão São Sebastião Mártir.

O local funcionará das 7h30min até às 11h30min e das 13h até às 17h, onde uma equipe formada por cinco profissionais (2 atendentes, 2 enfermeiras, 1 médico) atenderão junto aos consultórios da unidade móvel (ônibus da saúde) que já está instalada nos pavilhões deste o começo desta tarde.

A proposta é de auxiliar para que as pessoas com sintomas procurem a estrutura que é central, ampla e bem ventilada. No início desta tarde,19, o Prefeito Giovane Wickert esteve acompanhando os primeiros passos para a montagem do local que foi cedido pela Igreja Católica São Sebastião Mártir.  Ao lado do Vice Celso Kramer e do Secretário de Saúde Ramon Schwengber, Wickert ainda sinalizou algumas melhorias já providenciadas com a instalação de aparelhos de ar-condicionado industrial que será cedido por empréstimo pela empresa Evaporsul, que foi solidária e está auxiliando neste momento de dificuldades com a pandemia do Coronavírus.

Wickert destacou a parceria com a Paróquia que possui uma maravilhosa estrutura no centro da cidade, um espaço arejado propício para o atendimento neste momento de maior fluxo. “Hoje e amanhã nossas equipes estarão trabalhando para montar toda a estrutura, com horários específicos e uma equipe de força tarefa para enfrentar todas as dificuldades, com tranquilidade. Não vamos gerar pânico, queremos fazer com que as pessoas desafoguem um pouco a nossa rede e evitar que estas pessoas tenham contato com demais pacientes com consultas e procedimentos já agendados”, destacou o Gestor que ainda lembrou que há recomendação de que as pessoas não procurem a UPA e nem o Hospital. “Sabemos que as pessoas que estão doentes buscam por um atendimento específico a todas estas pessoas com problema respiratório neste caso se preocupam mais, neste sentido, criamos este espaço adequado para este acolhimento e atendimento, ressaltou.

O Secretário lembrou que pacientes com sintomas mais graves com febre alta e falta de ar devem buscar o atendimento no Hospital ou na UPA e que aqueles que por venturam tiverem retornado de viagem nos últimos 14 dias ou tenha convivido com alguém que realizou teste para o coronavírus deverão se manter em isolamento e procurar a Vigilância através do telefone 9 997996570 até as 22h.  “Nosso papel é cuidar das pessoas e proteger. Tanto aqueles pacientes que estão buscando as nossas unidades para as consultas agendadas normais quanto estes que apresentam quadro gripal e de problema respiratório. Estes serão acolhidos e atendidos nesta tenda da solidariedade e da empatia que é a marca do nosso povo”, disse Schwengber.

CRÉDITO: AI PMVA
Olá Jornal