Prefeitura de Venâncio inicia combate a baratas e insetos

Olá Jornal
janeiro15/ 2021

Um inseticida em gel vai ser aplicado nas áreas mais afetadas pela proliferação de baratas e insetos, em Venâncio Aires. A Administração Municipal solicitou ao setor da vigilância ambiental que seja efetuada a compra e aplicação do produto. A iniciativa integra as ações do mutirão de limpeza, determinadas pelo prefeito Jarbas da Rosa, ainda nos primeiros dias do seu governo.

Conforme o coordenador municipal da vigilância, Gabriel Alves, o setor encaminha o processo para compra do produto e realiza o levantamento das áreas com mais urgência, como as regiões não atendidas pela rede de esgoto cloacal e com mais denúncias do problema. A intenção é iniciar a aplicação do inseticida no começo de fevereiro. Segundo Alves, o produto é seguro, cumpre as diretrizes elaboradas pelos órgãos de saúde, não trazendo impacto ambiental e nem riscos à saúde da população.  

No entanto, a equipe da vigilância lembra a importância da população colaborar com ações básicas, como não jogar lixo ou restos de alimentos e folhas a céu aberto, nas calçadas, terrenos baldios ou bocas de lobo, bem como não ter criação de aves, como galinhas, no perímetro urbano, fatores que contribuem para o surgimento desses vetores.

São frequentes as reclamações da comunidade com relação especialmente ao grande número de baratas que saem das bocas de lobo. A infestação da rede pluvial, conforme Gabriel se dá devido pelo ambiente propicio para abrigo e reprodução dos insetos, assim como se encontra uma grande disponibilidade de alimento principalmente devido ao despejo de esgoto na rede.

 “A Corsan – Companhia Rio Grandense de Saneamento vem realizando a implantação do esgoto cloacal na área urbana, o que impactará na diminuição da infestação, pois com o despejo do esgoto em rede própria, diminuirá a oferta de alimentos aos insetos na rede pluvial. É primordial que onde já tenha sido implantada a rede cloacal, os moradores solicitem a ligação à Corsan”, lembra Gabriel.

DEMAIS ORIENTAÇÕES PARA EVITAR A INFESTAÇÃO DE BARATAS:

– Manter alimentos guardados em recipientes fechados.
– Conservar armários e dispensas fechados, sem resíduos de alimentos.
– Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes.
– Eliminar eventuais esconderijos de baratas, vedando frestas e outros espaços pequenos e úmidos;
– Não acumular detritos e restos de alimentos sobre a pia, o lava-louça e o chão da cozinha.
– Manter o lixo em recipientes fechados. Não acumular entulhos no pátio, lixo ou qualquer material que possa ser um esconderijo de baratas.
– Remover e não permitir que sejam amontoados: caixas de papelão, jornais, revistas e lixo em locais não apropriados.
– Manter caixas de gordura e galerias limpas e bem vedadas.
– Colocar tampas em ralos.
– Realizar a vedação de rachaduras, frestas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal