Prefeitura de Venâncio flexibiliza a reabertura do comércio a partir de quarta-feira

Olá Jornal
março30/ 2020

Um novo Decreto Municipal de Calamidade Pública por conta do Coronavírus será editado nesta terça-feira, 31, para flexibilizar a reabertura do comércio, empresas e indústrias da Capital do Chimarrão a partir de quarta-feira, 1º.
A decisão foi tomada pelos prefeitos da região em reunião da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), nesta segunda-feira, 30, em encontro em Santa Cruz do Sul.

Com a preocupação de evitar aglomerações e que sejam cumpridas condutas sanitárias, o Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, em nome dos responsáveis pela pasta nos municípios que compõem a Amvarp; organiza uma cartilha com medidas de controle sanitário que deverão ser seguidas pelas empresas, comércio e indústrias dos municípios da região. Para a elaboração, serão levados em conta os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e Estado que devem ser divulgados ainda nesta terça-feira.

O Prefeito Giovane Wickert explica que a partir disso estará sendo feita uma transição até segunda-feira, reavaliando a situação na região, para somente então tomar novas medidas, mantendo assim um equilíbrio essencial neste momento. “Agora precisamos de uma leve flexibilização no setor produtivo, comércio para respirar um pouco, o que será fundamental para quando precisarmos de musculatura e oxigênio esse setor possa nossa auxiliar novamente. Pois pode acontecer de termos que adotar um grau de isolamento ainda maior se for necessário”, explica.

O gestor de Venâncio salienta que as avaliações sobre as condições do avanço ou não da doença no município ocorrerão diariamente. “A previsão é de que a pandemia deve se alastrar no fim de abril, mas também para maio/junho. Por isso precisaremos fazer esse gerenciamento de forma direta e diária, avaliações de acordo com os números e a situação em nosso município, que já está organizado com o Centro Respiratório, a teleconsulta, aumentou-se a capacidade de atendimento em postos do interior, fez-se uma negociação já com o governador do Estado recursos e novos leitos na UTI e respiradores.”

Para a tarde desta terça-feira, 31, está marcada uma reunião entre Prefeitura e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) para organizar da melhor forma está reabertura a partir de quarta-feira, 1º.
Em Venâncio Aires ainda não há nenhum caso confirmado de Coronavírus.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal