Prefeitura de Venâncio deve instalar primeiro parklet até julho

Olá Jornal
junho19/ 2020

A Comissão de Viabilização de Parklets (COMVIP) formada por integrantes de vários setores do Executivo (Planejamento, Trânsito, Administração, Desenvolvimento Econômico) realizou uma reunião para deliberar a instalação do primeiro parklet no Município. Assim como o material e instalação, o projeto, totalmente realizado sem custo, foi aprovado pelos membros presentes. A estrutura móvel de madeira será colocada na Rua Osvaldo Aranha, em frente ao Museu, com previsão de instalação até a primeira quinzena de julho.

Desde o mês de março, está em tratativas a instalação da estrutura, que após alguns trâmites burocráticos serem realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo foi viabilizado a instalação. O projeto arquitetônico foi doado pela arquiteta voluntária, Simone Becker Rech. O objetivo da implantação deste módulo urbano é humanizar e democratizar o uso da rua, tornando-a mais atrativa e convidativa. Além de promover as relações sociais do espaço público, a proposta também vai de encontro a outras políticas públicas municipais.

“É um espaço de lazer, de convivência que vem para promover a interação social entre os cidadãos, cria ambientes agradáveis podendo ser um local para uma pausa, descanso e ponto de encontro. O parklet ajudará a valorizar o prédio histórico do Museu, além de atrair público e clientes para o local. Estou muito feliz e satisfeita com o projeto e com a instalação. O lugar será sinônimo de beleza e bem-estar”, destaca a assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Cleiva Heck. Ela ainda explica que “todo o trabalho de instalação do projeto será feito por uma equipe voluntária que desde o início se engajou para colocar de pé o primeiro parklet de Venâncio Aires. Tenho certeza que terá um bom resultado e que mais serão instalados no Município”, finaliza Cleiva, que encabeçou a viabilidade do projeto.

A lei nº 6.241 que regulamenta os parklets no município foi implementada em 2018, e alterada em maio deste ano, e desde lá a Comissão tem trabalhado no projeto e alinha o encaminhamento de instalação.

Os Parklets

São extensões das calçadas que promovem o uso democrático do espaço público e que ocupam normalmente o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento. Além da bela estrutura que será montada que favorecerá o local, contribui culturalmente para fomentar e estimular a visitação ao Museu Municipal e ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) pós Pandemia Covid-19.

O material da estrutura removível será o palete padrão Brasil, fabricado com madeira de eucalipto plantado e produzido a partir de critérios da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O Parklet do Museu terá a base do piso formado pelo conjunto de 30 paletes, que deverão ser fixados entre si e nivelados em cima da pavimentação asfáltica, configurando uma plataforma.

A estrutura terá 39,70 metros quadrados, sendo que, destes, 18,80 metros quadrados destina-se a circulação. O mobiliário interno engloba 12 bancos, 2 mesas, 8 floreiras, 2 lixeiras, além de entradas de USB, que serão instaladas e servirá, como por exemplo, para carregar celulares. A altura máxima utilizada será de 1 metro e no fechamento central os paletes sofrerão modificações, criando um jogo de alturas que ficará entre 65 cm e 80 cm. O módulo também contará com iluminação interna decorativa, que proporcionará um belo ambiente.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal