Prefeitura de Venâncio conquista habilitação de mais 10 leitos de UTI para o HSSM

Olá Jornal
dezembro11/ 2020

Uma conquista histórica para a saúde de Venâncio Aires: mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão implantados no Município. Com isso, a atual capacidade de atender pacientes em estado crítico dobra no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), passando dos atuais dez leitos para 20. A notícia foi anunciada pelo Secretário de Saúde Ramon Schwengber que ainda destacou que as unidades que virão agora para auxiliar no tratamento do Covid-19, ficarão no Município pós-pandemia.

A liberação das novas unidades é do Ministério da Saúde. Poucos Municípios no Rio Grande do Sul receberão os recursos para a habilitação que vale para os 12 meses de 2021 e depois, a partir de 2022 será integralizado ao teto MAC. Somente as cidades com Gestão Plena em saúde, como Venâncio Aires, receberam a proposta dos novos leitos. Conforme o Gestor, a notícia é um alento para o momento atual devido ao crescimento dos casos de coronavírus em todo o país, mas principalmente pela boa notícia de que estes leitos ficarão no Município para atender os demais casos.

A proposta do Ministério é de que estes novos 10 leitos fiquem neste momento fixos para os casos de Covid, sendo assim Venâncio ficará com 18 leitos somente para tratar de coronavírus. Porém, Schwengber destaca que depois o Município poderá optar de que forma serão utilizados estes leitos. “Eles poderão ficar na UTI adulto ou então serem habilitados para uma UTI Pediátrica ou Neonatal. Com esta possibilidade já poderemos ter a nossa habilitação direta da sonhada UTI Neonatal, onde já temos os primeiros recursos garantidos para logo atender a nossa demanda de pacientes recém-nascidos. A nossa decisão, tomada de forma muito rápida e com o apoio da gestão do HSSM, e com a garantia de habilitação de mais 10 leitos de UTI estaremos deixando um importante legado para a saúde de Venâncio Aires,” explica.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal