Prefeitura de Venâncio busca profissionais do Mais Médicos

A Prefeitura de Venâncio Aires encaminhou ao Legislativo Municipal projeto de lei para garantir o pagamento de auxílio moradia aos profissionais do Mais Médicos. A matéria é fundamental para agilizar a vinda de agentes por meio do programa federal, uma vez que cabe aos Municípios a despesa de moradia e alimentação. O valor mensal destinado aos médicos integrantes da iniciativa do Ministério da Saúde é de R$ 2 mil.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, são esperados quatro profissionais para Venâncio Aires, entretanto, a vinda depende de disponibilidade do Governo Federal. Se contemplado, os médicos irão atuar nos postos voltados a Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Gressler, Tabalar, Vila Mariante, Cruzeiro, Battisti, Linha Brasil e Vila Arlindo. A expectativa é de abertura das novas chamadas ainda em junho.

PROFISSIONAL

Em fevereiro o município recebeu um profissional por meio do programa do Governo Federal. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Coronel Brito conta com o trabalho do médico Bem-Hur Moraes de Lima. Natural de Santa Maria, o médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atua na unidade 32 horas semanais, 8 horas por dia, já que nas terças-feiras o médico não atende no posto, pois realiza atividades específicas exigidas pelo Programa Federal.

Guilherme Siebeneichler