Prefeitura de Venâncio apresenta programa para agilizar abertura de empresas e estimular empregos

Olá Jornal
junho02/ 2021

Na manhã desta quarta-feira, 02, a Prefeitura de Venâncio Aires apresentou o programa “Venâncio Mais Fácil” que busca agilizar a abertura de empresas no município e consequentemente garantir a geração de empregos. Na prática o programa se a alinha à Lei de Liberdade Econômica, e busca ajudar o empreendedor na formalização do seu negócio, de forma mais rápida.

O programa municipal reúne diversas secretarias e um comitê gestor foi formado para atualizar leis, decretos e normativas dentro da proposta de fomento dos novos negócios. De forma imediata o programa diminuiu etapas burocráticas para abertura de empresas na Prefeitura. Até então eram 23 etapas e agora passou para 08. Além disso, mais de 770 empresas classificadas como de baixo risco ficarão dispensadas de alvarás municipais.

Entre as metas de médio prazo estão a digitalização dos processos de registro de novos negócios, a criação de um Portal do Empreendedor e garantir a abertura de empresas no território de Venâncio Amais em 24 horas. O coordenador da iniciativa na Prefeitura, Marcos Daniel Hüttmann destacou que a proposta de desburocratização busca melhorar a capacidade competitiva de Venâncio Aires.

“Venâncio é uma cidade que tem muito à oferecer e isso passo pelo estímulo aos novos negócios. Com o programa conseguiremos simplificar os processos e garantir apoio mais rápidos para os empresários iniciarem seus negócios,” destaca.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD), lembrou que o papel do poder público é ajudar o empreendedorismo. “O programa quer agilizar os novos negócios. Se o poder público não atrapalhar a gente ajuda muito já.”

A secretária da Fazenda, Fabiana Keller, destacou novas ações que serão implantadas para facilitar os negócios no município. “Estamos buscando um posto da Receita Federal para Venâncio, para agilizar este contato direto e mais ágil. Também vamos atualizar o nosso sistema eletrônico de notas fiscais, com aplicativo para permitir a emissão pelo celular.”

Para a delegada regional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Aline Gauer, a iniciativa é um marco e vai facilitar o trabalho dos escritório de contabilidade. “Venâncio vem avançando nas leis para abertura de empresas e este programa é mais um facilitador.”

Ao finalizar o evento, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), destacou o principal objetivo do seu governo é retomar o crescimento. “Este programa faz parte do plano de desenvolvimento. Toda esta modernização tem como principal objetivo gerar mais empregos,” finaliza.

Olá Jornal